Nível Superior - Cargo: Analista Judiciário - Enfermeiro - Orgão: TRT 9ª - Banca: FCC - Ano: 2010

Quando se aborda a temática avaliação de serviços de saúde, Donabedian é referendado pelos estudiosos em gestão da qualidade assistencial. Um dos sete pilares da qualidade proposto, e respectiva definição, é:
  • a) eficácia: empregar a relação custo-benefício na assistência à saúde.
  • b) eficiência: medida do custo com o qual uma dada melhoria na saúde é alcançada.
  • c) efetividade: capacidade de se produzirem melhorias no setor saúde.
  • d) otimização: grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça o nível de melhoria da saúde.
  • e) legitimidade: princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus benefícios entre os membros de uma população.

Comentários da Questão (3)

Guto Sousa
Guto Sousa Criado em 08/11/2013, 14:58h

Questão de alto nível como sempre da FCC. Cap 7, pág 75, Donabedian citado no livro de Paulina Kurcgant, cita os pilares, que são: EFICÁCIA
EFICIÊNCIA
EFETIVIDADE
OTIMIZAÇÃO
LEGITIMIDADE
ACEITABILIDADE
EQUIDADE


cinthia
cinthia Criado em 08/01/2014, 09:52h

EFICÁCIA - capacidade de a arte e a ciência da medicina produzirem melhorias na saúde e no bem-estar. Significa o melhor que se pode fazer nas condições mais favoráveis, dado o estado do paciente e mantidas constantes as demais circunstâncias.

EFETIVIDADE - melhoria na saúde, alcançada ou alcançável nas condições usuais da prática cotidiana. Ao definir e avaliar a qualidade, a efetividade pode ser mais precisamente especificada como sendo o grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça-se ao nível de melhoria da saúde que os estudos de eficácia têm estabelecido como alcançáveis.

EFICIÊNCIA - é a medida do custo com o qual uma dada melhoria na saúde é alcançada. Se duas estratégias de cuidado são igualmente ficazes e efetivas, a mais eficiente é a de menor custo.

OTIMIZAÇÃO - torna-se relevante à medida que os efeitos do cuidado da saúde não são avaliados em forma absoluta, mas relativamente aos custos. Numa curva ideal, o processo de adicionar benefícios pode ser tão desproporcional aos custos acrescidos, que tais "adições" úteis perdem a razão de ser.

ACEITABILIDADE - sinônimo de adaptação do cuidado aos desejos, expectativas e valores dos pacientes e de suas famílias. Depende da efetividade, eficiência e otimização, além da acessibilidade do cuidado, das características da relação médico-paciente e das amenidades do cuidado.

LEGITIMIDADE - aceitabilidade do cuidado da forma em que é visto pela comunidade ou sociedade em geral.

EQÜIDADE - princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus benefícios entre os membros de uma população. A eqüidade é parte daquilo que torna o cuidado aceitável para os indivíduos e legítimo para a sociedade.
Fonte: Donabedian, 1994.


Ariadne
Ariadne Criado em 10/03/2014, 16:26h

Letra B, correta
Eficiência: capacidade de produzir resultados com o mínimo de recursos e esforços.
• Eficácia: foco nos resultados a serem alcançados
A efetividade de um processo avalia o impacto, o efeito, dos resultados produzidos.É possível ser eficiente e eficaz, mas não ser efetivo.


Acompanhe o Enfermagem e Saúde