Nível Superior - Cargo: Enfermeiro - Vigilância - Orgão: EBSERH - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - HU-UFJF - Banca: AOCP - Ano: 2015
QEF nº3036 - Disciplina: Ginecologia - Obstetrícia

Existem evidências de que muitas mulheres sofrem significativos efeitos psicológicos negativos ao receberem um exame citopatológico alterado. É atribuição do profissional da Saúde que colheu o exame explicar o significado do resultado anormal e as condutas recomendadas. Assinale a alternativa que representa um citopatológico anormal, com grau de suspeição maior, que necessita de encaminhamento para colposcopia.

 

  • a) Lesão intraepitelial de alto grau.
  • b) Achados microbiológicos como presença de lactobacillus sp.
  • c) Resultado indicando reparação.
  • d) Metaplasia escamosa imatura.
  • e) Alterações celulares benignas.

Comentários da Questão (2)

Gueu Abade
Gueu Abade Criado em 07/06/2016, 14:39h

Lesão Intraepitelial de alto grau, pela classificação de Bethesda, em vigor, corresponde ao NIC II ou NIC III ou Câncer "in situ" do colo do útero.

Claro que a citologia não é o exame definitivo. Com esse resultado está indicado Colposcopia e biópsia do colo do útero, se necessário. Com a retirada do material pela biópsia, que deverá ser enviado ao laboratório de histopatologia, eposteriormente ter um resultado definitivo.


ladjane felix de amorim
ladjane felix de amorim Criado em 10/07/2017, 21:53h

esta palavra metaplasia me fez errar a questão por não conhecer seu sinonimo


Acompanhe o Enfermagem e Saúde