Nível Superior - Cargo: Enfermeiro - Orgão: EBSERH - Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - HC-UFTM - Banca: IADES - Ano: 2013

De acordo com a Lei no 7.498/1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, assinale a alternativa correta. ) 

  • a) Prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde não pode ser realizada pelo enfermeiro.
  • b) Participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação é terminantemente vetada ao enfermeiro.
  • c) Realização de episiotomia e episiorrafia e aplicação de anestesia local, quando necessárias, nunca podem ser atribuições do enfermeiro.
  • d) Execução do parto com distorcia pode ser realizada pelo enfermeiro.
  • e) Direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem são consideradas atribuições do enfermeiro.

Comentários da Questão (4)

luiz CLAUDIO
luiz CLAUDIO Criado em 23/08/2014, 11:22h

A alternativa C) está incompleta, não seria obstetriz ou enfermeira obstétrica que é amparado perante a lei!!!


luiz CLAUDIO
luiz CLAUDIO Criado em 23/08/2014, 11:24h

Resp. correta letra E)


Iani Magalhães De Carvalho
Iani Magalhães De Carvalho Criado em 19/04/2015, 16:26h

É amparado perante lei depois que o Enfermeiro se torna obstetra, mas o enfermeiro sem especialização NÃO PODE FAZER, NÃO TEM RESPALDO.


DÁILA
DÁILA Criado em 01/04/2016, 21:09h

AO ENFERMEIRO OBSTETRA COMPETE: ASSISTÊNCIA À PARTURIENTE E AO PARTO NORMAL; IDENTIFICAÇÃO DAS DISTOCIAS E TOMADA DE PROVIDÊNCIAS ATÉ A CHEGADA DO MÉDICO; A REALIZAÇÃO DA EPISIOTOMIA E EPISIORRAFIA E A APLICAÇÃO DE ANESTESIA LOCAL, QUANDO NECESSÁRIO.
JÁ COMO INTEGRANTE DA EQUIPE DE SAÚDE COMPETE: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À GESTANTE, PARTURIENTE, PUÉRPERA E AO RECÉM NASCIDO; ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO E DO TRABALHO DE PARTO; E EXECUÇÃO DO PARTO SEM DISTOCIA.


Acompanhe o Enfermagem e Saúde