Nível Superior - Cargo: Enfermeiro - Orgão: EBSERH - HUB - Hospital Universitário de Brasília - Banca: IBFC - Ano: 2013

Com o objetivo de assegurar uma assistência mais qualificada e humanizada aos pacientes, foi introduzido nas organizações de saúde dos Estados Unidos, no final da década de 60, um sistema para a aplicação dos cuidados de Enfermagem que confere ao enfermeiro maior autonomia tanto na prática clínica como no desempenho do seu verdadeiro papel profissional. Ele prioriza a aplicação de cuidados integrais e sequenciais aos pacientes, prevendo também a continuidade ao planejamento dos cuidados prescritos. Esse tipo de assistência corresponde ao que se chama:

  • a) Sistematização da Assistência de Enfermagem.
  • b) Primary Nursing.
  • c) Intervenções de Enfermagem.
  • d) Assistência humanizada ao paciente.

Comentários da Questão (1)

Ariadne
Ariadne Criado em 18/03/2014, 16:06h

Correto, letra B

Com o objetivo de assegurar uma assistência mais qualificada e humana aos pacientes do hospital onde trabalhava, em Minneapolis/Minnessota, a enfermeira americana Marie Manthey criou, em 1969, um Sistema para a aplicação dos cuidados de Enfermagem que confere ao enfermeiro maior autonomia tanto na prática clínica como no desempenho do seu verdadeiro papel profissional.

A essa modalidade deu-se o nome de Primary Nursing, que na sua essência substituiu a prática da assistência prestada por meio de habilidades baseadas em tarefas, pela prática fundamentada em conhecimentos.
Hoje, mais do que uma filosofia profissional de Enfermagem, esse modelo é uma realidade mundial.


Acompanhe o Enfermagem e Saúde