Questões de Central de Material de Esterilização - Centro Cirúrgico

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro - Órgão: - Banca: - Ano: 2020

São considerados resíduos de serviços de saúde classificados no subgrupo A1:

  • a) resíduos de tecido adiposo proveniente de lipoaspiração e lipoescultura
  • b) resíduos recicláveis sem contaminação biológica, química e radiológica associada
  • c) qualquer material que contenha radionuclídeo em quantidade superior aos níveis de dispensa especificados em norma da CNEN e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista
  • d) bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação, ou com prazo de validade vencido, e aquelas oriundas de coleta incompleta

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro - Órgão: - Banca: - Ano: 2020

Segundo a RDC Nº 222, 28 março de 2018 que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e outras providências, reciclagem é definido como:

  • a) processo de transformação que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresente outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada
  • b) processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físicoquímicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos
  • c) combinação de produtos químicos que atuam ao nível celular com potencial de produzirem genotoxicidade, citotoxicidade, mutagenicidade, carcinogenicidade e teratogenicidade
  • d) aplicação de processo que visa à inativação microbiana das cargas biológicas contidas nos resíduos

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro - Órgão: - Banca: - Ano: 2020

Com o intuito de auxiliar na segurança cirúrgica do paciente, desde 1990 foi proposto que a Assistência de Enfermagem fosse realizada de forma sistematizada, através do processo de Enfermagem, utilizando instrumento de coleta de informações do paciente cirúrgico denominado Sistematização de Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP). Relacionado ao tema, assinale a afirmativa incorreta.

  • a) O instrumento deve conter informações individuais do paciente, com dados de identificação, anamnese, exame físico e necessidades de cuidados de Enfermagem (diagnósticos de Enfermagem), além de intervenções e avaliação dos cuidados oferecidos.
  • b) A realização bem-sucedida de uma cirurgia requer conhecimento de anatomia e fisiologia e das técnicas cirúrgicas e intervenções que previnam complicações perioperatórias.
  • c) A Enfermagem em Unidade Cirúrgica, ao fornecer subsídios para a assistência segura, proporciona um avanço direcionado ao aprimoramento da assistência ao paciente perioperatório, à família e à comunidade.
  • d) O SAEP tem como objetivo garantir uma assistência planejada, com foco principalmente no pré-operatório e no pós-operatório.

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro - Órgão: - Banca: - Ano: 2020

A assistência de enfermagem ao paciente adulto crítico em pós-operatório imediato (POI) se traduz na assistência nas primeiras 24 horas após o procedimento cirúrgico, incluindo o período em que o paciente passa na Sala de Recuperação Pós-Anestésica. São cuidados de Enfermagem no POI, exceto

  • a) verificar a identidade do paciente e o procedimento cirúrgico realizado, avaliar o estado respiratório do paciente, monitorizar o paciente, verificar os sinais vitais e examinar a área operatória.
  • b) medir diurese, atentar para drenos, cateteres e ostomias, examinar a área operatória e a presença de secreções nos curativos, medir drenagem e registrar em impresso próprio para balanço hídrico.
  • c) atentar para drenos, cateteres e ostomias com relação à conexão, permeabilidade, fixação e características das drenagens, medir drenagens e registrar no impresso de balanço hídrico, avaliar nível de consciência, empregar ventilação mecânica dependendo da necessidade do paciente.
  • d) aspirar secreções de vias aéreas superiores ou endotraqueal, avaliando aspecto, coloração e consistência da secreção aspirada, observar saturação de oxigênio através do oxímetro de pulso, estimular tosse e respiração profunda, estimular restrição e imobilização no leito e realizar os registros de enfermagem.

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro - Órgão: - Banca: - Ano: 2020

Um paciente de 84 anos apresentou uma fratura de quadril, foi cirurgiado há 48 horas e se encontra numa Ala Hospitalar em período pós-operatório. Assinale a alternativa CORRETA em relação aos cuidados gerontológicos que a equipe de enfermagem precisa ter em relação a esse grupo etário:

  • a) O estresse e a imobilidade relacionados à idade e ao traumatismo predispõem a pessoa idosa à pneumonia, sepse, tromboembolia venosa, lesão por pressão e redução da capacidade de lidar com outros problemas de saúde.
  • b) A hospitalização não transtorna o paciente idoso nesse caso. O que mais lhe incomoda é a imobilidade que gera unicamente a tromboembolia.
  • c) A pneumonia não tem nada a ver com um paciente idoso acamado por fratura de quadril, nem em pós-operatório. A pneumonia se refere apenas à infecção bacteriana.
  • d) Nem a sepse nem a pneumonia são possíveis complicações do caso acima citado, por compreender que se trata de um problema ortopédico.
  • e) O único problema do caso acima é a imobilidade locomotora e, por isso, o cuidado de enfermagem deve ser direcionada à execução do curativo e às prescrições médicas de uso de medicamentos.

Acompanhe o Enfermagem e Saúde