Questões de Psiquiatria - Saúde Mental - Neurologia

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro ESF - Órgão: - Banca: - Ano: 2020

Considerando as características e as condutas do trabalho realizado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde em relação aos portadores de sofrimento mental, assinale a alternativa incorreta.

  • a) Existem pacientes que usam medicamentos controlados de forma indevida, nesse caso, não há como forçar o paciente a descontinuar abruptamente o medicamento que sempre usou, mas ponderar com ele os riscos e as desvantagens desse uso.
  • b) Os profissionais de saúde sentem-se irritados diante da demanda dessa clientela, que dificilmente apresenta melhora e é queixosa, desafiando os seus saberes, provocando, assim, uma sensação de impotência.
  • c) Caso o paciente apresente demanda de cuidados intensivos ou quaisquer outros que extrapolem as possibilidades da equipe, ele deve ser encaminhado ao CAPS mais próximo pelo período de tempo estritamente necessário, até que tenha condições de retornar à Unidade Básica.
  • d) Há pacientes muito graves que não se encontram em crise: psicóticos, por vezes “estáveis”, porém vivendo em situação de isolamento e apatia. Esses pacientes devem ser avaliados pela equipe de saúde mental e deve-se providenciar a internação em instituições manicomiais.

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro ESF - Órgão: - Banca: - Ano: 2020

A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. Sobre a DA, considere a alternativa incorreta:

  • a) A DA instala-se, em geral, de modo insidioso e se desenvolve, lenta e continuamente, por vários anos.
  • b) Os fatores de risco bem estabelecidos para DA são idade e história familiar da doença (o risco aumenta com o número crescente de familiares de primeiro grau afetados).
  • c) A identificação de fatores de risco e da doença em seu estágio inicial e o encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado dão à Atenção Básica um caráter essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos.
  • d) O diagnóstico da DA é de exclusão. O rastreamento inicial deve incluir avaliação de depressão e exames de laboratório com ênfase especial, na função renal e níveis séricos de vitamina E.
  • e) Exames físico e neurológico cuidadosos acompanhados de avaliação do estado mental para identificar os déficits de memória, de linguagem e visoespaciais devem ser realizados. Outros sintomas cognitivos e não cognitivos são fundamentais na avaliação do paciente com suspeita de demência.

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro ESF - Órgão: - Banca: - Ano: 2020

Analise o poema de Charles Boudelaire: “Grandes bosques, de vós, como das catedrais, Sinto pavor; uivais como órgãos; e em meu peito, Câmara ardente onde retumbam velhos ais, De vossos De profundis ouço o eco perfeito. Te odeio, oceano! Teus espasmos e tumultos, Em si minha alma os tem; e este sorriso amargo Do homem vencido, imerso em lágrimas e insultos, Também os ouço quando o mar gargalha ao largo.” Analisando as falas do poeta, podemos afirmar que seus medos enquadram-se como os de um paciente:

  • a) Esquizofrênico.
  • b) Agorafóbico.
  • c) Depressivo.
  • d) Acluofóbico.
  • e) Fóbico social.

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro ESF - Órgão: - Banca: - Ano: 2020

Com relação ao exame físico de estado mental, considere a alternativa que discorre sobre o pensamento desagregado:

  • a) Predominam ideias ou representações que, apesar de terem conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, impõem-se à consciência de modo persistente e incontrolável.
  • b) Trata-se de pensamento pobre, porém tal empobrecimento é desigual, ao contrário do que ocorre no pensamento deficitário, no qual o empobrecimento é mais homogêneo.
  • c) Trata-se de pensamento, radicalmente, incoerente, no qual os conceitos e os juízos não se articulam, minimamente, de forma lógica.
  • d) O pensamento flui de forma muito acelerada, uma ideia sucedendo-se à outra, rapidamente. Ocorre, nos quadros de mania, na esquizofrenia, nos estados de ansiedade intensa, nas psicoses tóxicas (sobretudo por anfetamina e cocaína) e na depressão ansiosa.
  • e) É uma alteração da estrutura do pensamento secundária à acentuada aceleração do pensamento, na qual uma ideia segue-se à outra de forma, extremamente, rápida, perturbando-se as associações lógicas entre os juízos e os conceitos.

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro - Órgão: - Banca: - Ano: 2020

O enfermeiro como integrante de uma equipe deve estar atento para as causas de demências. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

  • a) A causa mais comum de demência é a Doença de Alzheimer, responsável por 90% de todos os casos, e sua prevalência triplica a cada dez anos após os 50 anos de idade.
  • b) São causas reversíveis de demência: neurológica (hidrocefalia de pressão normal, tumor e hematoma sub-dural crônico), infecciosas (meningite crônica, Aids, neurossífilis), colágenovascular (lúpus eritematoso sistêmico, arterite temporal, vasculite reumatoide, sarcoidose e púrpura trombocitopênica trombótica), dentre outras, e o enfermeiro deve ser capaz de reconhecer precocemente.
  • c) São demências irreversíveis: Doença de Alzheimer, demência vascular, demências dos corpúsculos de Lewy, e demências frontotemporais: Doença de Pick, contudo, o enfermeiro não tem autonomia para assistência nesses casos.
  • d) Caso seja confirmada a possibilidade de demência, através de entrevista com a família ou cuidador mais próximo, é necessária a discussão do caso em família e encaminhamento para sua residência, onde a pessoa idosa está familiarizada.

Acompanhe o Enfermagem e Saúde