Cofen discute criação de lei da Enfermagem Forense na Câmara dos Deputados

Publicado por: - há 2 meses

Participaram da reunião os membros da comissão, Antônio Coutinho e Adriano Araújo, e a deputada Greyce Elias

A Comissão Nacional de Enfermagem Forense do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se reuniu com a deputada Greyce Elias (Avante), nesta terça-feira (10), na Câmara dos Deputados, para discutir a criação de uma lei do trabalho da Enfermagem Forense. O Cofen busca apoio parlamentar para que os enfermeiros possam atuar com respaldo legal na assistência imediata de pacientes vítimas de violência até a abertura de processo criminal contra o agressor.

O coordenador da comissão, Antônio Coutinho, destacou a necessidade da criação de leis que garantam a atuação da Enfermagem Forense desde o momento em que a vítima está recebendo o primeiro atendimento no pronto-socorro. “O enfermeiro forense ajuda a evidenciar com mais segurança as agressões sofridas pelo paciente. A atuação com respaldo legal garantiria que o processo criminal da vítima contra o agressor acontecesse de forma mais ágil e eficaz”, explicou.

A deputada Greyce falou sobre a importância de medidas que auxiliem as mulheres vítimas de violência doméstica, que durante a pandemia tiveram que conviver em isolamento com seus agressores. “Vamos estudar medidas que combatam o elevado índice de violência contra a mulher, exacerbado na pandemia. Trabalharemos juntamente com outros agentes públicos para inclusão da Enfermagem Forense em leis federais, estaduais e municipais”, declarou.

O enfermeiro forense é capacitado para lidar desde a aplicação da lei até a forma de tratar o paciente vítima de violência, sabendo reconhecer a existência de eventuais vestígios e como preservá-los adequadamente. A atuação desse profissional presta assistência em casos como violência doméstica, abuso sexual, abuso de drogas e álcool, lesões por homicídio, lesões por suicídio e psiquiatria forense. A competência técnica do enfermeiro forense é uma especialidade reconhecida pela Resolução Cofen 556/2017.

Participaram da reunião os membros da comissão, Antônio Coutinho e Adriano Araújo, e a deputada Greyce Elias.

Fonte: Ascom - Cofen

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde