Conecte SUS: aplicativo emite comprovante de vacina de Covid-19

Publicado por: - há 4 meses

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 está disponível para acesso pelo celular. O aplicativo Conecte SUS, disponível nos sistemas Android e iOS, permite acesso ao documento, que é exigido para fazer viagens internacionais e alguns eventos sociais.

O certificado inclui os dados sobre a vacina, como o lote, o laboratório fabricante, o local de vacinação e até o código do profissional de saúde que aplicou o imunizante.

Para usar o aplicativo, é necessário ser cadastrado na plataforma de serviços online do Governo Federal. Os dados da vacinação são enviados pelos municípios e estados pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que deve disponibilizá-los no ConecteSUS em até 72 horas. O cadastro no aplicativo exige apenas o número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde e pode ser feito pelo celular ou computador. O aplicativo também informa todas as vacinas aplicadas na rede pública e os exames realizados.

Inconsistências – Alguns usuários relataram falhas no uso do aplicativo, como ausência de dados, troca de imunizantes e suspeita de fraude. O Ministério da Saúde informou, em nota ao jornal O GLOBO, que “caso haja alguma divergência nas informações, o usuário pode acessar o suporte no próprio app, no menu ‘Fale com o ConecteSUS’. Para o cidadão que não tiver o registro disponível no aplicativo em até dez dias, após a data da sua vacinação, o ministério orienta procurar o local de vacinação ou a Secretaria municipal de Saúde de sua região, para solicitar o registro e o envio dos seus dados à RNDS”.

Fonte: Ascom - Cofen, com informações do MS

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde