Nota de Repúdio à apresentadora Cibele Fontanela e à Rede Massa de Televisão – Paraná

Publicado por: - 7 dias


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) repudia com veemência a atitude da apresentadora Cibele Fontanela, por vestir-se com uma fantasia alegórica de enfermeira, fazendo propaganda de uma medicação para tratamento de disfunção erétil. Isto ocorreu na tarde da última segunda-feira (15/2), no programa Show de Bola, da Rede Massa, do Paraná.

Considerando que a enfermeira é a profissional que coordena toda equipe de Enfermagem, a qual é constituída, juntamente com ela, por auxiliares e técnicos; considerando que a sistematização da assistência de Enfermagem, que envolve o processo de cuidados ao paciente, é de sua inteira responsabilidade; considerando que o Estado do Rio de Janeiro abriga o segundo maior Conselho Profissional do País (Coren-RJ), no qual estão registrado 296 mil trabalhadores, sendo que destes, nomeadamente 82,3% são de mulheres, segundo a Pesquisa Perfil da Enfermagem Cofen-Fiocruz, a apresentadora Cibele Fontanela, ao escolher e usar a mencionada fantasia com inteiro teor de erotização, atinge e avilta a missão mais nobre daquelas que cuidam da vida das pessoas e coletividades, do nascimento até a morte.

Assim, ao estabelecer uma imagem negativa das mulheres trabalhadoras da Enfermagem, a apresentadora ofende a honra e a dignidade dessas profissionais, cometendo crime previsto no art. 140 do Código Penal Brasileiro.

Diante do exposto, o Coren-RJ vem requerer a retratação pública por parte da apresentadora Cibele Fontanela e da emissora, por meio da qual a mesma apresentou-se exibindo o mencionado traje, para com a categoria e a sociedade. A atitude expressou misoginia, machismo, e contribui, sobremaneira, para desmoralizar as mulheres e desqualificar as profissões da Enfermagem, sobretudo num momento tão delicado, denso e tenso como esse da pandemia Covid-19 que a humanidade atravessa.

Requeremos ainda, em respeito à Enfermagem, a retirada de todo conteúdo do nauseoso e desrespeitoso aludido comercial, incluindo fotos, vídeos, entre outros, uma vez que ela continua perpetrando o delito com tais imagens expostas nas mídias/redes sociais,

Enfermagem é gente que cuida de gente, e exige respeito.

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2021
Lilian Behring
Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro – Coren-RJ


TAGS: COREN-RJ

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde