Publicadas as novas Diretrizes Curriculares do Técnico de Enfermagem

Publicado por: - 26 dias

 

Membros da construção das Diretrizes em uma das reuniões entre as entidades

 

O Conselho Estadual de Educação (CEE) e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), publicaram em 4 de junho de 2020, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ),  as novas diretrizes que nortearão a formação de técnicos de enfermagem no Rio de Janeiro. Elaboradas a partir da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica da SEEDUC com o Coren-RJ e a ABEn-RJ, as diretrizes baseiam e orientam amplamente sobre a forma de aprimorar os estudos para melhor formação dos profissionais de nível médio. No texto, alterações na grade curricular, além da exigência de que a coordenação dos cursos sejam exclusivas do profissional enfermeiro (com certificado de Responsabilidade Técnica emitido pelo Coren-RJ) e o estágio curricular obrigatório, que deverá contar com carga horária mínima de 600 horas.

O Coren-RJ e a ABEn-RJ vêm se reunindo desde fevereiro de 2018 com a SEEDUC e CEE para para a construção das Diretrizes Curriculares do Técnico de Enfermagem. Todos os itens foram amplamente debatidos com entidades, coordenadores e gestores dos cursos técnicos, inclusive em duas audiências públicas, realizadas em Laje do Muriaé (14/08/19) e na capital (28/08/19). Nas ocasiões, onde foram debatidos pontos como Procedimentos essenciais à prática; 2 – Competências a serem desenvolvidas; 3 – Áreas de habilidades referentes às linhas do cuidado; 4 – Bases tecnológicas; 5 – Organização Curricular; 6 – Estágio Supervisionado, Atividade Prática e laboratórios de práticas simuladas, 7 – Aproveitamento de estudos
8 – Atividade de conclusão de curso.

Um esforço que visa a formação de qualidade dos técnicos de enfermagem, sua valorização profissional e a segurança dos pacientes por eles assistidos. “Em meio ao caos da pandemia, demos um grande passo pelo avanço nos saberes técnico, científicos e éticos destes que comporão a maior categoria da saúde do Brasil, cujo progresso depende sempre de uma formação de alta qualidade, vocação e vontade de alcançar novos e mais altos patamares na carreira”, vibrou a presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Telles, que parabenizou a todos os envolvidos nesta composição histórica para as Diretrizes Curricular do Técnico de Enfermagem, dos membros das comissões  às autoridades que tornaram realidade as novas orientações.

Saiba mais aqui, baixando o PDF das páginas do DOERJ referentes às diretrizes – anexas.


TAGS: COREN-RJ

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde