Rede de Bancos de Leite celebra Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Publicado por: - 12 dias

Em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, 19 de maio, a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) está promovendo uma série de atividades virtuais (webconferências e mídias sociais) em todo o país. O objetivo é mobilizar a todos para o enfrentamento da Covid-19 a favor da doação de leite humano, levando mensagens de esclarecimento, de segurança para as mães e para profissionais de saúde, além da enfatizar a importância da continuidade da amamentação nos dias atuais.

“Durante este período de pandemia, as equipes dos bancos de leite humano buscam levar informação para as mulheres que desejam amamentar os seus filhos, doar o seu leite, e também aos profissionais de saúde. Amamentar é seguro e evidências científicas comprovam que o vírus não é transmissível pelo leite materno. Quanto à doação, a rBLH sempre alinhou seus processos com as normas de biossegurança, e neste momento, seguimos realizando a coleta domiciliar das doações com toda segurança para quem doa”, ressalta a coordenadora do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescentes Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Danielle Aparecida da Silva.

A cerimônia da rBLH Brasil está ocorrendo on-line, com presenças virtuais. Durante a programação foi feita a celebração do Dia Mundial junto com a Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Às 12h iniciou a celebração da rBLH Brasil, com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima e do diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, além de representantes do Ministério da Saúde, da redes de banco leite regionais e de outras instituições. Durante a cerimônia, o Ministério da Saúde fará o lançamento oficial da campanha nacional de Doação de Leite Humano. Às 14 horas, será a vez da cerimônia da rBLH IberoAmérica.

A programação completa da cerimônia pode ser acessada por este link. Para assistir a programação, acesse o canal.

Além das celebrações, cada estado também fará a sua própria celebração, com as redes locais de bancos de leite humanos. As celebrações se iniciaram ontem (18/05) e vão até 1º de junho.

Para os eventos estaduais, o tema será “Revisitando o passado, construindo o presente” – no qual cada Rede Estadual de Bancos de Leite Humano apresentará suas comemorações alusivas ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano nos últimos 10 anos, fazendo um balanço das atividades nesse período e mostrando o planejamento para 2021.

Nas Redes dos estados do Rio Grande do Norte e do Maranhão, as atividades irão ocorrer dia 1º de junho, respectivamente às 12h e às 14h.

O ano de 2020 marca uma década de celebrações do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, compromisso assinado em 19 de maio de 2010 – a Carta de Brasília, pelos países que integram a rBLH.

Premiação na OMS – Hoje (19), o coordenador da rBLH, João Aprígio Guerra de Almeida, receberia o prêmio Dr. Lee Jong-wook de Saúde Pública de 2020, durante a 73ª Assembleia Mundial de Saúde, da OMS, que acontece entre os dias 18 e 19/5. Contudo, por conta da pandemia de Covid-19, o evento está sendo realizado de forma virtual e apenas será lida a menção ao prêmio recebido pelo coordenador da rBLH. A premiação é um reconhecimento ao trabalho de João Aprígio, pesquisador do IFF, que desde 1998, promove o aleitamento materno no Brasil e no mundo, contribuindo para a redução da mortalidade infantil.

Em entrevista publicada no portal Fiocruz, ao saber da premiação, João Aprígio falou: “Esse reconhecimento é nosso, é do SUS, é de todos os trabalhadores de saúde que constroem a rBLH e é, acima de tudo, da Fiocruz, uma casa que permite sonhar e realizar”.

Fonte: IFF/Fiocruz

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde