Covid-19: Guia de Perguntas e Respostas Frequentes

Publicado por: - há 7 meses
Covid-19: Guia de Perguntas e Respostas Frequentes

Covid-19: Guia de Perguntas e Respostas Frequentes

Defis – Coren-RJ

 

Covid-19: Guia de Perguntas e Respostas Frequentes
 
Publicaremos algumas questões para esclarecer dúvidas diversas, em um Guia elaborado pelo Departamento de Fiscalização. O documento completo pode ser baixado NO ANEXO.
 
Seguem algumas perguntas e respostas para orientá-los no serviço, quanto aos seus direitos.
 
* Quais são os grupos de risco relacionados à Covid-19?
 
O grupo de risco é composto por: idosos acima de 60 anos, pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma, pneumopatia, doenças cerebrovascular, cardiopatia (incluindo hipertensão arterial, diabéticos), pessoas com insuficiência renal, imunodeprimidos, gestantes, nutrizes e puérperas.
 
* Faço parte do grupo de risco para Covid-19. O que devo fazer?
 
Pedir ao seu médico um laudo que comprove sua condição e encaminhar o laudo para o enfermeiro responsável pelo serviço. O Responsável Técnico ou coordenador de Enfermagem deverá encaminhar para o serviço de saúde do trabalhador (se for o caso) e, de acordo com a decisão do gestor, avaliar acerca do deslocamento de setor para uma área não-Covid, para trabalhar de casa (se possível) ou afastamento completo das atividades.
 
* Devo ser afastada do trabalho se estou gestante?
 
De acordo com a Lei nº 13.467/2017, artigo 394-A, inciso I, a gestante deverá ser afastada de: atividades consideradas insalubres em grau máximo, enquanto durar a gestação; atividades consideradas insalubres em grau médio ou mínimo, quando apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança da mulher, que recomende o afastamento durante a gestação; atividades consideradas insalubres em qualquer grau, quando apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança da mulher, que recomende o afastamento durante a lactação.
 
* O profissional de enfermagem com sintomas, que cumpriu o isolamento domiciliar após 14 dias pode retornar ao trabalho?
 
O profissional de enfermagem deve retornar ao trabalho após liberação fornecida pelo médico assistente, serviço de saúde do trabalhador ou assemelhado. Caso ainda apresente sintomas respiratórios após 14 dias, recomenda-se buscar atendimento médico antes do retorno ao trabalho.
 
* O que fazer com os profissionais de enfermagem que tiveram contato com algum enfermeiro, técnico ou auxiliar que foi diagnosticado com a Covid-19?
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Protocolo de Manejo Clínico da Covid-19 orienta que os comunicantes (profissionais que tiveram contato com o doente antes do diagnóstico) sejam testados para a Covid-19, e encaminhados para isolamento domiciliar por 14 dias.
 
* O profissional de enfermagem escalado para assistência a paciente suspeito ou confirmado deve ser exclusivo?
 
De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais de saúde que atuam na assistência direta aos casos suspeitos ou confirmados devem ser organizados para trabalharem somente na área de isolamento. Orientamos que NÃO HAJA circulação dos profissionais de enfermagem de áreas Covid para outras áreas de assistência. Cabe ao enfermeiro coordenador da área determinar a escala de atendimento de pacientes dentro da área Covid.
 
* É possível a utilização de máscaras caseiras nos ambientes de trabalho?
 
Não! O uso de máscaras caseiras foi orientado e recomendado pelo Ministério da Saúde para utilização doméstica e fora do ambiente hospitalar. Referente a isso, recomenda-se que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e que esteja bem ajustada ao rosto – sem deixar espaços nas laterais
 
* Em que condições deve ser utilizada a máscara caseira?
 
Recomenda-se que fora de ambientes hospitalares, e a máscara deve ser feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e que esteja bem ajustada ao rosto – sem deixar espaços nas laterais
 
* LEMBRETE: máscaras caseiras
 
É importante lembrar que quanto maior a aglomeração de pessoas, maior a probabilidade de circulação do vírus. O uso das máscaras caseiras é fundamental quando houver necessidade de deslocamento ou permanência para um espaço onde há maior circulação de pessoas.
Recomendações referentes ao uso e confecção de máscaras caseiras estão disponíveis na Nota Informativa do Ministério da Saúde. Acesse: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/04/1586014047102-Nota-Informativa.pdf
 
* Não estou conseguindo chegar ao trabalho, pois vivo em outro município, não há transporte público disponível
 
Reporte à Chefia de Enfermagem imediatamente a impossibilidade de deslocamento. Sugere-se à disponibilização de transporte alternativo (durante a pandemia) para os funcionários que vivem em outros municípios, como vans, ônibus ou carro. Não conseguindo acordo, sugerimos envolver o Sindicato da categoria.


 

Anexos

2 MB vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation Baixar

TAGS: COREN-RJ

Comentários (1)

Caludia Alvarenga dos santos
Caludia Alvarenga dos santos Criado em 23/06/2020, 18:49h

Estou com uma duvida em questão a um exercício sobre a questão do exercício 2


Acompanhe o Enfermagem e Saúde