MuNEAN promove capacitação em mediação cultural em Salvador

Publicado por: - 21 dias

O projeto pretende dinamizar as ações pedagógicas e de sensibilização, ampliando o diálogo entre a sociedade e o acervo do espaço

Para aproximar ainda mais o público das narrativas expositivas e da história do Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN),  que funciona em Salvador, no Pelourinho, a instituição  do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), investe em ações de mediação cultural. Até o final do ano, um projeto de capacitação e aperfeiçoamento pretende dinamizar as ações pedagógicas e de sensibilização, ampliando o diálogo entre a sociedade e o acervo do espaço.

A estratégia é qualificar os mediadores em atividade no MuNEAN. De acordo com a museóloga Simone Lopes, trata-se de uma medida fundamental para aprimorar a inserção do visitante no universo museológico da Enfermagem. “Nosso objetivo é potencializar as visitas ao local, oferecendo ambientes de leitura e a possibilidade de usufruir de outros recursos como áudios, vídeos, documentos históricos e assim por diante. O mediador torna-se, nesse contexto, uma figura de destaque para o museu. Ele guia os visitantes e aborda temas transversais que permitem ampliar e qualificar o conhecimento das obras em exposição”, explica a educadora.

Diversidade – Simone Lopes ainda destaca que o trabalho de mediação contribui para vincular a comunidade e o público visitante às tradições e identidades, ao acervo e às abordagens museais, que são características de cada instituição. “O mediador deve compreender que sua atuação é diversa. Ele pode utilizar-se de objetos existentes no Museu, como livros, placas, etiquetas, mostras, folhetos e ações realizadas: montagens interativas, caminhadas guiadas, meios audiovisuais e áudio-guias.  É preciso ter uma noção mais abrangente para que consiga empregar da melhor e mais atrativa maneira as ferramentas disponíveis”, complementa.

Portanto, a proposta do Projeto  é de promover, bimestralmente, durante o segundo mestre de 2019, três encontros envolvendo os mediadores do Museu e profissionais da museologia, educação e da psicologia, com o objetivo de refletir e questionar as praticas realizadas por eles no seu dia a dia  e acessar outros olhares por meio das experiências desses profissionais.

A primeira etapa já está em pleno desenvolvimento com a participação de facilitadores do Museu da Misericórdia, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia: Osvaldina Cezar, Museóloga; e Lucia Bárbara, Pedagoga.

Visite o Museu – O Museu Nacional de Enfermagem do Cofen (MuNEAN) reúne e preserva a história da profissão e dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. A serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, o MuNEAN volta-se, também, à pesquisa dos testemunhos materiais e seu entorno promovendo reflexões sobre a Enfermagem e as práticas em Saúde.  Além do acervo fixo, são organizadas exposições temporárias e temáticas. O espaço conta também com sala de leitura e ambientes multiuso. Maiores informações e programação completa no site.

Fonte: Tribuna da Bahia

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde