Comissão de PICS do Cofen se reúne com profissionais no Coren-PR

Publicado por: - há 4 meses

O encontro contou com um breve momento de meditação

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) recebeu a Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Entre as atividades organizadas para a Comissão, na tarde da quinta-feira (25), ocorreu a Reunião sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Além da Enfermagem, também estiveram presentes profissionais de outras áreas envolvidos com as PICS e comunidade interessada no tema.

“Abrimos as portas do Coren-PR para todos que têm interesse nas práticas, e não só dentro do cenário da Enfermagem. É com imenso prazer que recebemos a Comissão do Cofen e propiciamos a disseminação desse importante conhecimento para cada vez mais pessoas, com o objetivo de buscar o reconhecimento para uma área que, aos poucos, está ganhando mais importância no sistema de saúde”, declarou a presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo.

Para abrir o evento, após um breve momento de meditação, a enfermeira Milena Zanoni da Silva fez uma apresentação a respeito das PICS: Cenário das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS, contexto e desafios. Na apresentação, ela mostrou a definição das PICS pelo Ministério da Saúde: “Práticas que estimulam os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento de vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”.

Além de profissionais de Enfermagem, o encontro contou com profissionais de PICS de outras áreas

Logo após, as integrantes da Comissão apresentaram o trabalho que estão realizando nos conselhos regionais de todo o país para fortalecer e evidenciar a especialidade. “Cientistas não podem ter uma visão limitada, precisam ser flexíveis. A terra ser plana já foi ciência um dia. Ciência também é fé, também é crença”, disse uma das integrantes da Comissão, Ana Cristina de Sá. Atualmente, o SUS inclui 24 práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

As enfermeiras Márcia Freire e Larissa Freire, mãe e filha, atuam com a ozonioterapia e fizeram questão de representar a prática no encontro. “Viemos agregar a esses movimentos, que são de extrema importância para a área. As práticas integrativas devem ser socializadas para que tenham impacto e se fortaleçam na saúde pública. São ações de baixo custo e de alta eficácia!”, enfatizou Márcia.

A Comissão de PICS do Cofen debateu sobre o tema e participou das atividades

Prática – O Paraná recebeu quatro integrantes da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do Cofen: Cláudia Barbosa Ferreira (Pará), Ana Cecília Coelho Melo (Goiás), Daniele Vasconcelos Fernandes Vieira (Ceará) e Ana Cristina de Sá (São Paulo), além de Martha Souza de Araújo que apoiou as atividades. Durante parte dos três dias, elas aplicaram as terapias, como meditação, yoga, reiki, toque terapêutico e auriculoterapia nos colaboradores de Coren-PR.

Como resultado do encontro com a comissão nacional, o Coren-PR se comprometeu a formar um grupo de trabalho de PICS no Paraná, assim como já acontece em nove Conselhos Regionais.

Fonte: Coren-PR

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde