Enfermagem fluminense é representada no 1° Encontro Paraibano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Coren-PB

Publicado por: - há 5 meses

O Coren-RJ participou do 1° Encontro Paraibano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) realizado nos dias 17 a 19 de julho de 2019. O evento, que teve como tema “Ciência e qualificação: competências necessárias na arte do cuidar”, foi prestigiado por cerca de 300 profissionais, em comitivas vindas do interior e de estados vizinhos, para debaterem conteúdos voltados à qualificação e valorização profissional.

A primeira-tesoureira e coordenadora de Comunicação Social do Coren-RJ, a técnica de enfermagem conselheira Maria Lúcia Tanajura Machado, representou a presidente do conselho fluminense, Dra. Ana Lúcia Telles Fonseca. O 1° Encontro Paraibano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Coren-PB, reuniu ainda especialistas de diferentes regiões brasileiras, como enfermeira Dra. Kleyde Ventura, presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), Sr. José Antonio Costa, presidente da Anaten, Sr. Paulo Murilo Paiva, representando a Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf/Cofen) e o Enf. Dr. Ricardo Siqueira, da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB/Cofen).

Todos foram recebidos com muita hospitalidade pela presidente do Coren-PB, Enfa. Dra. Renata Ramalho, que na sua fala de abertura ressaltou a importância do encontro para a capacitação profissional e para discutir o atual cenário de formação do nível médio em enfermagem. “Montamos a programação com intuito de abordar questões técnicas e éticas, que muitas vezes, são lacunas em aberto deixadas pelas escolas. Portanto, queremos educar o profissional, para garantir que assistência seja segura”, destacou.

Tecnologia e desburocratização

Na oportunidade, a diretora conselheira Maria Lúcia Tanajura, que atuou durante outras gestões na Comissão de Ética do Coren-RJ, reuniu-se com o coordenador e a equipe do Departamento de Ética do Coren-PB para conhecer a organização dos processos éticos em todas as suas etapas, por meio eletrônico, via sistema Incorp, em que o uso da tecnologia promove o acesso ao processo de modo facilitado e imediato, informando desde o início de sua tramitação, com a autuação da denúncia ética, até o arquivamento definitivo do processo.

A conselheira também reuniu-se com a coordenação do Departamento de Fiscalização do Coren-PB, que já utiliza o meio digital para a ordenação dos processos fiscalizatórios. “Foi uma excelente experiência, tanto nos três dias do 1º Encontro, quanto nas reuniões, onde trocamos observações, expomos nossas dificuldades e ações bem-sucedidas, além de vislumbrarmos estes avanços que desburocratizam e aceleram os processos. Um grande progresso que representam economia de tempo e de insumos para a autarquia”, afirmou a conselheira.

Ascom Coren-RJ com fonte do Coren – PB


TAGS: COREN-RJ

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde