Instituições de saúde debatem sobre boas práticas com o Cofen

Publicado por: - há 4 meses

Instituições de saúde apresentaram ao Cofen práticas inovadoras que podem ser divulgadas para os profissionais

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), junto à Comissão Nacional de Qualidade (CNQ), se reuniu, na manhã desta quarta-feira (26), com enfermeiros gestores da qualidade e segurança do paciente de instituições de saúde certificadas e em processo de certificação pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ).

O encontro abordou quais estratégias podem ser adotas pelo Cofen para que as experiências e inovações detectadas pelo PNQ nessas instituições sejam divulgadas. Foi debatido, também, o empoderamento dos profissionais de Enfermagem e a atuação da categoria em outras áreas, como a gestão de risco e iniciativas em saúde mental.

Manoel Neri, presidente do Cofen, reforça que o empoderamento da Enfermagem tem que vir da graduação. “A Enfermagem aprende muita técnica, tem que ser trabalhada também a parte de liderança e gestão. Essas são iniciativas inovadoras com grande sucesso e que representam uma mudança no trabalho do enfermeiro frente ao processo assistencial, com o profissional assumindo, de fato, o processo de cuidar”, observa.

Claudio Porto, coordenador da CNQ, destaca que a reunião busca maneiras de ampliar as práticas usadas nessas instituições para um número maior de profissionais. “Nosso objetivo é alinhar estratégias para que o Cofen possa desenvolver métodos na intenção dessas inovações chegarem mais rapidamente a todos os enfermeiros, possibilitando mudanças no ambiente de trabalho”, destacou.

Um ponto exposto no encontro foi a falta de debate sobre as inovações práticas nos cursos de graduação. Claudio ressaltou, ainda, que essa área não possui bibliografias e nem publicações, fato que compromete o acesso do aluno, no que diz respeito às referências bibliográficas.

Participaram da reunião as instituições Beneficência Portuguesa de São de Paulo, AC Camargo, Hospital viValle, Rede Dor, Instituto Psiquiatra HC USP, Fundação Pró-Saúde (Hospital Yutakatukeda) e o Hospital Unimed de João Pessoa.

Fonte: Ascom - Cofen

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde