Congresso Mundial de Enfermagem no México tem participação do Cofen

Publicado por: - há 4 meses

Gilmar Júnior representou o Cofen no congresso

Com participação em mesa redonda sobre a situação atual da Enfermagem no Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, de 20 a 22/6, do Congresso Mundial de Enfermagem, no México. Organizado pela Internacional Nursing Network (INN), o evento reuniu representantes internacionais da Enfermagem.

Representando o Cofen, Gilmar Júnior, coordenador da Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS), ministrou palestra sobre os limites e as possibilidades da Enfermagem no país. “Apresentamos nossas bases legais, histórico da legislação Enfermagem brasileira, as relações da Enfermagem com o SUS e as principais lutas atuais: 30 horas semanais, piso salarial digno e lei do descanso. E conseguimos sensibilizar outras nações para nossa realidade”, ponderou o representante.

O encontro abordou, ainda, as práticas avançadas, a atenção primária e a segurança do paciente na área da Enfermagem. Acerca dessa temática, oito países participaram e contribuíram com o debate da mesa redonda.

Gilmar apresentou também um trabalho científico de autoria de Isabel Cunha, integrante da CTAS. O trabalho é uma amostra das atividades desempenhadas na câmara técnica.

O próximo Congresso Mundial, em 2020, está previsto para acontecer na cidade de Córdoba, na Argentina.

Fonte: Ascom - Cofen

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde