Desafio Nightingale foi destaque no Congresso Mundial de Enfermagem do ICN

Publicado por: - 17 dias

Desafio Nightingale, lançado no evento, foi a principal novidade da abertura, pela sua importância para a Enfermagem no mundo

Mais de cinco mil enfermeiros de 120 países participam do Congresso Mundial do Conselho Internacional de Enfermagem – ICN 2019, em Singapura, de 27 de junho a 1° de julho. O Desafio Nightingale, lançado no evento, foi a principal novidade da abertura, pela sua importância para a Enfermagem no mundo. O desafio, que incentiva o treinamento e formação de lideranças em Enfermagem, é principal projeto da campanha Global Nursing Now.

Presente na cerimônia, a presidente de Singapura Halimah Yacob destacou o heroísmo da Enfermagem, maior categoria profissional da Saúde no mundo. “Se você salva uma vida você é um herói, se você salva 100 vidas, você é uma enfermeira”, disse Yacob.

“Nós temos que buscar equidade para as mulheres, e uma das maneiras de fazer isso é melhorar as condições de trabalho da Enfermagem”, destacou Howard Catton, diretor a executivo do ICN. Para Annete Kennedy, presidente do ICN, os objetivos de desenvolvimento sustentável e saúde para todos só serão alcançados com investimento significativo em Enfermagem.

“Os objetivos de desenvolvimento sustentável e saúde para todos só serão alcançados com investimento significativo em Enfermagem”, Annete Kennedy

O encontro teve ampla participação de representantes das organizações representativas da Enfermagem, que conclamaram os governos e empregadores a garantirem remuneração adequada, promoverem ambientes seguros que previnam a violência no local de trabalho, apoiarem regras e normativos de Enfermagem para melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

“Precisamos que nossas vozes sejam ouvidas. Precisamos rugir”, disse Elizabeth Iro, Chefe de Enfermagem da Organização Mundial de Saúde, durante conferência de abertura, na manhã de sexta (28/6). Iro emocionou a plateia falando aos enfermeiros sobre o papel de liderança dos profissionais. “Leve sua cadeira para a mesa. Faça parte da tomada de decisões dentro do seu país”.

Lisa Bayllis-Pratt, diretora executiva do Nightingale Challenge, e Neyson Freire, colaborador do Cofen

Desafio Nightingale – Lançado no Congresso do ICN, o desafio é uma iniciativa global que incentiva empregadores da saúde em todo o mundo a garantirem oportunidades de treinamento e formação de liderança para jovens profissionais de Enfermagem. A meta da campanha Nursing Now é beneficiar 20 mil enfermeiros até o final de 2020, com envolvimento de pelo menos mil organizações no mundo. “Ouvimos, repetidas vezes, que as enfermeiras estão sendo retidas como líderes. Precisamos aproveitar a oportunidade que o desafio nos dá para moldar um futuro diferente para nossa profissão, investindo na próxima geração”, disse Lisa Bayliss-Pratt, diretora global do Desafio Nightingale.

Premiações – Dois prêmios foram concedidos na cerimônia de abertura. O Prêmio de Inovação Política e Impacto “Kim Mo Im” foi concedido ao Enfermeiro Elias Al Aaraj por sua atuação na redução de danos no Líbano e em outros países do Oriente Médio e Norte da África. O prêmio “Parceiros no Desenvolvimento” foi concedido ao representante da Johnson & Johnson, Tushar Murdeshwar, por seu apoio ao programa de Liderança para mudança do ICN na China.

Nobel da Paz – O movimento pela indicação das enfermeiras Margreth Pissarek and Marianne Stoger para o prêmio Nobel da Paz, liderado pela Associação de Enfermagem da Córeia do Sul, também ganhou impulso no congresso do ICN. As enfermeiras austríacas dedicaram suas vidas ao cuidado com pacientes isolados na ilha sul-coreana de Sorokdo, que funcionava como leprosário, contribuindo para desmestificar a doença.

Joel Mancia, coordenador da Comissão de pós-graduação Stricto Sensu do Cofen, apresentou trabalho no evento

Cofen no evento – Dois trabalhos de colaboradores do Cofen foram apresentados no congresso. O primeiro, “Kanban como tecnologia de cuidado e gestão de leitos em um serviço de pronto atendimento”, abordou o gerenciamento de cuidados em Enfermagem. Apresentado pelo professor Joel Mancia, coordenador da Comissão de pós-graduação Stricto Sensu do Cofen, o trabalho é resultado de dissertação de mestrado da FURG, desenvolvido pela enfermeira Jéssica Ferreira, sob orientação de Mancia.

Neyson Freire, chefe da comunicação do Cofen, debateu sobre as “Competências Gerenciais de Enfermeiros”

O segundo trabalho, apresentado pelo chefe de comunicação do Cofen Neyson Freire, abordou “Competências Gerenciais de Enfermeiros”. “Competência é uma temática importante para o desenvolvimento profissional. Na saúde e especificamente na Enfermagem a competência envolve a conexão de conhecimentos, habilidades, atitude e entrega para o enfermeiro desenvolver assistência segura e de qualidade”, disse Freire.

O plenário do Cofen está representado no evento pelos conselheiros, Nádia Mattos, Gilney Guerra, Antônio Marcos Gomes, Luciano Silva e pelos assessores Robson Oliveira e João Bosco Tavares.

 





Fonte: Ascom - Cofen

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde