Cofen recebe visita de vereador enfermeiro do interior de SP

Publicado por: - há 4 meses

Vereador e conselheiros destacam que a falta de representatividade política da Enfermagem dificulta vitórias no parlamento

O vereador enfermeiro Adriano do Postinho (PSB) da cidade de Pederneiras/SP visitou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nesta quinta-feira (13), durante Reunião Ordinária de Plenário (ROP), em Brasília. Motivado pela luta da Enfermagem frente à Reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal, o parlamentar municipal fez questão de somar forças aos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem para que as alterações na previdência não sacrifiquem a categoria.

“Vim aqui expor a necessidade as necessidades da Enfermagem.  Infelizmente, não conseguimos formar uma representatividade política na Câmara dos Deputados. Só no estado de São Paulo são mais de 600 mil profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Como não conseguimos ter um representante?”, questiona Adriano.

Segundo o vereador, a união de forças e o incentivo conjunto para que os profissionais participem da vida política é o melhor caminho para que a categoria tenha mais espaço e voz. “É um orgulho pra mim poder estar aqui hoje, agradeço a oportunidade”.

Manoel Neri, presidente do Cofen, reforçou a dificuldade de tramitação de qualquer projeto de interesse da Enfermagem exatamente pela falta de representação parlamentar no Congresso Nacional, ao contrário de outras categorias mais organizadas politicamente. “A Enfermagem, historicamente, é uma profissão muito despolitizada, com uma organização política muito frágil. Mesmo sendo a maior profissão regulamentada no País, isso não reflete na representação política nas estâncias municipais, estaduais e federais”, lamenta.



Fonte: Ascom - Cofen

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde