Coren-RJ se reúne com direção do Hospital Federal do Andaraí

Publicado por: - 22 dias

O setor de Emergência do Hospital do Andaraí encontra-se nesta segunda-feira (03/06) sob intervenção determinada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro – CREMERJ. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro – Coren-RJ foi ao HFA para dar orientação e apoio institucional à categoria que representa, cujo quadro funcional permanece no serviço prestando a assistência.

Foram ao local, representando o Coren-RJ, a diretora Maria Lúcia Tanajura Machado, a gerente do Departamento de Fiscalização, Danielle Bartoly, e a procuradora Jussara Filardi. Lá, elas foram recebidas pela diretora da unidade, Maria Lúcia Feitosa, e pelo diretor de enfermagem, Hamilton Delgado, com quem se reuniram a fim de tomar ciência da dimensão real em que se encontra a situação da Emergência. Foi constatada que há superlotação em todos os setores da Emergência do HFA, e a diretora informou que está em contato com o Ministério da Saúde, em busca de soluções em curto prazo.

Na pauta da reunião, foi reafirmada que há uma Ação Civil Pública vigente, ajuizada pelo Coren-RJ, que aponta para o déficit de pessoal de enfermagem, e que há leitos bloqueados por falta de recursos humanos. No momento, a equipe de enfermagem não está procedendo a Classificação de Risco, uma vez que não há médicos para atender novos pacientes.

O Coren-RJ está adotando medidas judiciais no sentido de minimizar os impactos, para garantir à categoria de enfermagem condições para o digno exercício profissional, bem como para a segurança da assistência à população usuária.

As representantes do Coren-RJ ainda conversaram e orientaram os profissionais de enfermagem acerca das suas atribuições neste momento crítico, sem que incorram em infração ética. Os profissionais da enfermagem estão se desdobrando para minimizar o sofrimento dos usuários, além da baixa capacidade estrutural e de recursos humanos.

 


TAGS: COREN-RJ

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde