Mobilização em prol da Aposentadoria Especial é destaque do boletim

Publicado por: - há 4 meses

36ª edição – 5/2019

A Aposentadoria Especial para os profissionais de Enfermagem é destaque do boletim de maio. A Emenda Modificativa à PEC 06/2019  foi protocolada e garante regra de aposentadoria especial à categoria no texto da Reforma da Previdência.

Confira, nesta edição, as palestras realizadas pelo presidente do Cofen em comemoração à Semana da Enfermagem. Veja também mais detalhes do Fórum dos BRICS e do Congresso Paraguaio de Enfermagem.

Cofen se mobiliza por uma aposentadoria justa para a Enfermagem

Maio é um mês importante para a Enfermagem. Além de todas as comemorações em celebração ao dia do enfermeiro, do auxiliar e do técnico de Enfermagem, o Cofen se mobilizou junto aos Conselhos Regionais em busca da aprovação da proposta da emenda 17/2019, que tem como objetivo conseguir apoio para a inclusão dos profissionais de Enfermagem no regime especial da previdência.

O Cofen participou, também, de audiência pública sobre o impacto da reforma previdenciária para as mulheres, que somam 85% da Enfermagem. As discussões levam em consideração que a categoria é submetida a serviços insalubres, penosos e perigosos, por isso deve ser incluída no rol de aposentadorias especiais.

Cofen participa de reunião da Cúpula de Líderes de Enfermagem da América Latina

Representantes do Cofen participaram da I Cúpula de Líderes de Enfermagem da América Latina e do Caribe, sediada em Córdoba, na Argentina. O evento reuniu líderes internacionais da Enfermagem para debater o desenvolvimento de pesquisas e troca de experiências entre os membros relacionadas à regulação de práticas e ensino da Enfermagem de seus respectivos países. Saiba mais.

Cofen apoia a manutenção do termo “violência obstétrica”

O Cofen apoia a orientação do Ministério Público Federal (MPF) para que o termo “violência obstétrica”, expressão já referendada em inúmeros documentos científicos e legais, continue em uso pelos profissionais da saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a violência física e verbal no parto, como atesta a “Declaração de Prevenção e eliminação de abusos, desrespeito e maus-tratos durante o parto”, publicada em 2014. Saiba mais.

Presidente do Cofen é agraciado com Ordem de Mérito Militar

O presidente do Cofen, Manoel Neri, foi homenageado pela Ordem do Mérito Tenente Enfermeira Virgínia Leite, em comemoração à participação das enfermeiras brasileiras na Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a 2ª Guerra Mundial. A solenidade foi organizada pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI). Manoel dedicou a homenagem a todos os profissionais de Enfermagem do Brasil. Saiba mais.

Cofen participa de Congresso de Enfermagem no Paraguai

O Conselho Federal de Enfermagem participou do XIII Congresso Paraguaio de Enfermagem, realizado em Assunção (Paraguai). Durante os quatro dias do evento, os representantes do Cofen falaram sobre os projetos e trabalhos desenvolvidos pelos Conselhos de Enfermagem para fortalecer a área e os profissionais do Brasil. Saiba mais.

Cofen disponibiliza material da campanha Nursing Now

Devido à grande procura e interesse do público, o Cofen disponibilizou o mídia kit com as peças das campanhas Nursing Now e Semana da Enfermagem. O apoio das instituições para a promoção das ações nacionais e regionais é fundamental. O Cofen, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou, no Brasil, a campanha Nursing Now, visando chamar a atenção de autoridades e do governo para a valorização dos profissionais de Enfermagem. Saiba mais.

Cofen manifesta apoio à Educação Brasileira

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) manifestou apoio as Universidades Federais na luta contra os cortes financeiros anunciados pelo Ministério da Educação. Para o Cofen, a universidade pública é o berço da produção científica do país em todas as áreas. O corte no orçamento das universidades e a retirada de investimentos nos cursos é algo preocupante, que pode comprometer a formação de milhares de estudantes e o desenvolvimento de grandes pesquisas. Saiba mais.

Presidente do Cofen debate valorização profissional em palestras

Com o objetivo de debater o panorama nacional e a valorização da Enfermagem, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, realizou palestras em sua terra natal, Rondônia. As palestras celebram a Semana da Enfermagem, comemorada anualmente de 12 a 20 de maio, em todo o país. Saiba mais.

Neste 18 de maio, Cofen apoia o Dia de Luta Antimanicomial

Marcado por mobilizações em todo o Brasil, o dia 18 de maio celebrou o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. O objetivo desse dia foi combater a ideia de isolar a pessoa com sofrimento mental, prática baseada em preconceito que cerca a doença. Atualmente, temos a ameaça de que o retorno dos hospitais psiquiátricos possa fazer parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), devido à Nota Técnica nº 11/2019 publicada pelo Ministério da Saúde. O Cofen é contra todo retrocesso e luta pelo fortalecimento do SUS e da Saúde Mental. Saiba mais.

Cofen homenageia técnicos e uxiliares de Enfermagem

No dia do encerramento oficial da Semana da Enfermagem, o Cofen realizou uma homenagem para celebrar o empenho dos 2 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que atuam no Brasil. Profissionais que buscam, incessantemente, elevar a qualidade da saúde brasileira, confira a homenagem prestada pelo Cofen. Saiba mais.

Certificados de participação na Nursing Now estão disponíveis

Os certificados de participação do evento de lançamento da campanha Nursing Now já estão disponíveis on-line. Para emitir, basta clicar em seu nome. No mês de abril, o Cofen e o Centro Colaborador da OPAS/OMS lançaram a campanha no Brasil. Saiba mais.

Cofen e Federação Nacional de Enfermagem programam agenda

O presidente do Cofen, Manoel Neri, se reuniu com Solange Caetano, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), na sede do Cofen, com o objetivo de unir forças em favor das principais lutas da Enfermagem. Segundo a presidente da FNE, o trabalho conjunto é algo que fortalece a luta pela aprovação dessas propostas. Saiba mais.

Nova resolução do Cofen isenta taxas de especialidade para auxiliares e técnicos

O plenário do Cofen aprovou uma nova resolução que trata sobre a isenção do registro de especialidade para técnicos e auxiliares de enfermagem. A decisão aconteceu durante a 513° Reunião Ordinária de Plenária (ROP) em Alagoas. Vale lembrar que a resolução entra em vigor após sua publicação. Saiba mais.

Cofen participa do III Fórum de Enfermagem dos BRICS

O Cofen participou do III Fórum de Enfermagem dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em São Petersburgo, na Rússia. O fórum abordou o tema: “O enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: alcançando progressos através do avanço do papel da Enfermagem”. Saiba mais.

Regulamentação do cuidador de idosos não interfere na Enfermagem

Projeto de Lei da Câmara 11/2016, que regulamenta a profissão de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras, aprovado pela Senado não interfere nas atividades dos profissionais da Enfermagem. Com a Lei, está proibido ao cuidador administrar medicamentos que não seja por via oral e com orientação por prescrição médica, e realizar qualquer procedimento de complexidade técnica. Saiba mais.

Fonte: Ascom-Cofen

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde