Coren-RJ e SEEDUC-RJ reafirmam Acordo de Cooperação Técnica

10/06/2019

Reunião no CEE-RJ

Reunião no Coren-RJ

Mudou o governo do estado, temos novo secretário de Educação, e a parceria entre o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ) é repactuada. Desde 2108, o ano que deu início a esta gestão do Coren-RJ, a autarquia mantém um acordo de cooperação com a Secretaria. O objetivo é apoiar a pasta na regularização dos cursos profissionalizantes de nível médio da rede privada, que colocam anualmente no mercado milhares de técnicos de enfermagem. 


Na última quinta-feira (06/06), Coren-RJ, SEEDUC-RJ, ABEn/RJ e o Conselho Estadual de Educação – CEE/RJ realizaram duas reuniões para traçar as novas ações.Pela manhã, a presidente do Conselho Estadual de Educação – CEE/RJ, Malvina Tuttman, ao lado da secretária e assessora técnica da Câmara Conjunta de Educação Superior e Educação Profissional, Soraya Maria Freitas, recebeu em seu gabinete a vice-presidente do Coren-RJ, Ana Teresa Ferreira de Souza e a diretora da autarquia e coordenadora do Programa Boas-Vindas, Eliane Soares de Araújo. Também presentes, representando a ABEn/RJ, a diretora do Centro de Educação em Enfermagem, Sonia Maria Alves e a conselheira fiscal Ana Lucia Jezuino da Costa. 


Membro do grupo de trabalho, Maria Therezinha Nóbrega, da UERJ, e ex-vice-presidente do Coren-RJ, também participou da reunião do CEE/RJ. A professora, na gestão de 2012 a 2015 como vice-presidente do Coren-RJ, deu os primeiros passos na aproximação do Conselho com as escolas de nível técnico, a fim de oferecer a cooperação de expertise em didática na enfermagem. Na época, foram promovidos alguns encontros com diretores e coordenadores de escolas de ensino técnico.


À tarde, na sede do Coren-RJ, foi a vez da presidente Ana Lúcia Telles Fonseca receber o novo diretor de Inspeção Escolar, Certificação e Acervo da SEEDUC-RJ, Evaldo Alves da Silva, para uma primeira reunião, da qual também participaram Ana Teresa e Eliane Soares.


A presidente do Coren-RJ comemora a boa receptividade da nova gestão da SEEDUC para dar prosseguimento à parceria: 


– A experiência no ano passado mostrou que este trabalho conjunto deve ser estendido, com vistas à boa qualidade da formação dos profissionais, a partir da regularização das instituições de ensino. Todos têm a ganhar, especialmente os estudantes, que investem na sua formação para abraçar uma carreira importantíssima, e a população que por eles será assistida.