Cofen apresenta Convênio de Mestrado Profissional em simpósio internacional

Publicado por: - 13 dias

A conselheira Heloísa Helena, representante do Cofen, participou da mesa de abertura do Simpósio (Imagem: Mark Braunstein/Fotógrafo Assecom UFN)

A Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria/RS, promoveu nesta terça-feira (7) a 3ª edição do Simpósio de Enfermagem Brasil/Alemanha, que reúne estudantes, professores e profissionais da área da saúde, especialmente de Enfermagem, de diversos lugares do mundo.

A abertura da atividade contou com a presença da reitora da Universidade Franciscana, professora Iraní Rupolo, a coordenadora do III Simpósio de Enfermagem Brasil/Alemanha, professora Dirce Stein Backes, a conselheira federal representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Heloísa Helena, a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Cecília Brondani, o coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação, Márcio Armin Weichert, e o presidente das Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha, Claus Lange. A delegação alemã é composta por 40 pessoas, incluindo professores e alunos, de quatro universidades diferentes. Também há representantes do Chile e da Colômbia.

“O Simpósio tem sido propulsor de métodos e pesquisas de Saúde e Enfermagem, contribuindo para que profissionais da área compreendam a sistematização do processo de cuidado em saúde. Além disso, esse evento é um marco de cooperação dos dois países para resolver problemas de Saúde não só da área da Enfermagem, mas na questão da busca por mais qualidade de vida e que melhores atendimentos possam ser dados aos atendidos por esses profissionais”, afirmou a reitora da UFN.

Pesquisadores e profissionais alemães e brasileiros se uniram para falar sobre as iniciativas e avanços do Processo de Cuidado em Enfermagem e Saúde; sobre as concepções teórico-práticas da SAE, que é a Sistematização da Assistência de Enfermagem; sobre a Enfermagem sendo uma ferramenta contábil; e, também, sobre algumas experiências práticas em relação à SAE.

A professora Dirce Backes, coordenadora do Simpósio, destacou o orgulho que sente pelas parcerias firmadas, que provou que é possível conviver com outros profissionais atuantes na mesma área, mas com língua, educação e cultura diferentes.

Uma das oito teses de mestrados provenientes do Acordo de Mestrado Profissional Capes/Cofen defendidas nesta quarta e quinta-feira (8 e 9/5)

“As lutas da Enfermagem pela valorização do exercício profissional são grandes e constantes, e por isso apoiamos iniciativas como essa da UFN, que reúne profissionais de diferentes lugares, a fim do aperfeiçoamento do serviço de Enfermagem”, afirmou a representante do Cofen, Heloísa Helena.

Para finalizar o intenso dia de reflexão e aprendizado, os presentes ainda ouviram relatos de mestrandos em Saúde Materno Infantil da UFN, que fizeram relatos de experiências práticas em relação ao processo de sistematização dos serviços de Enfermagem realizados com pacientes de Unidades Básicas de Saúde de Santa Maria/RS.

Além do 3º Simpósio de Enfermagem Brasil/Alemanha, teve início, no mesmo dia, o 4º Seminário em Saúde Materno Infantil. Entre os assuntos abordados no seminário estão a saúde materno infantil no Brasil, cuidados com a saúde da criança do nascimentos até seu desenvolvimento neuropsicomotor. O 4º Seminário em Saúde Materno Infantil tem atividades até quinta-feira, dia 9/5.

Coordenador da Comissão de Mestrado do Cofen falou sobre o programa de mestrado profissional em Enfermagem

Convênio de Mestrado Profissional Cofen/Capes – A parceria do Cofen com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), firmada em 2016, gerou curiosidade e vários questionamentos foram realizados pelos alemães  presentes, após a palestra do coordenador da Comissão de Pós-Graduação stricto sensu do Cofen, Joel Mancia. Ele explicou o que é e como funciona o programa de mestrado profissional oferecido através do convênio, que visa financiar 100 vagas gratuitas anuais em diversas universidades, ao longo de cinco anos, totalizando 500 vagas.

Nesta quarta e quinta-feira (8 e 9/5), oito teses de mestrados provenientes do Acordo de Mestrado Profissional Capes/Cofen serão defendidas. A conselheira federal Heloísa faz parte de uma banca de avaliação.

O objetivo dos eventos é proporcionar um espaço ampliado de discussões e construção científica sobre o processo de cuidado em saúde, no sentido de desenvolver habilidades e competências profissionais para o desenvolvimento da sistematização da assistência de enfermagem e saúde.

Confira a programação completa dos três eventos.

Fonte: Ascom - Cofen (com informações da Assessoria de Comunicação da UFN)

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde