Presidente do Cofen é agraciado com Ordem de Mérito Militar

Publicado por: - 12 dias

Mesa de honra da solenidade, na noite desta quarta-feira (8)

Em evento solene na noite desta quarta-feira (8), o presidente do Cofen, Manoel Neri, foi homenageado pela Ordem do Mérito Tenente Enfermeira Virgínia Leite, em comemoração à participação das enfermeiras brasileiras na Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a 2ª Guerra Mundial. A solenidade, realizada no Colégio Militar de Brasília, foi organizada pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI).

Manoel agradeceu e dedicou a homenagem a todos os profissionais de Enfermagem do Brasil. “Sinto-me muito honrado em participar desta consagração à tenente enfermeira Virginia Leite, que compôs a Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial, atendendo feridos e a população local. A Enfermagem também possui uma história com as guerras. Temos duas heroínas que trabalharam durante conflitos internacionais: Florence Nightingale, inglesa que cuidou dos soldados na Guerra da Criméia, tornando-se a pioneira no tratamento de feridas em batalhas; e Anna Nery, brasileira que se tornou um marco para a Enfermagem no País, por seu trabalho na guerra do Paraguai”, observou.

Manoel Neri é agraciado pela Ordem do Mérito Tenente Enfermeira Virgínia Leite

Neri ressaltou, ainda, a comemoração anual da Semana de Enfermagem, no período de 10 a 20 de maio, em homenagem a estas duas heroínas, já que no dia 12 de maio (Dia mundial do Enfermeiro), comemora-se o nascimento de Florence Nightingale e no dia 20 de maio o nascimento de Anna Nery.

“Essa homenagem também é para a Enfermagem brasileira, composta em sua maioria por mulheres, que representam 80% da categoria. E a todos esses heróis anônimos que cuidam diuturnamente da saúde de toda população brasileira. Agradeço a Abrasci por participar dessa belíssima homenagem”, finalizou Manoel.

Falcão, General da Brigada de Médicos presente na cerimônia, destacou a nomeação de três enfermeiras como diretoras de organizações militares de saúde. “É um marco para a Enfermagem Militar quando, pela primeira vez, uma enfermeira assume um cargo de gestão em hospitais importantes das Forças Armadas”, afirmou.

O conselheiro federal, Wilton Patrício, parabenizou o trabalho que o Exército vem desenvolvendo e o espaço que tem disponibilizado para a Enfermagem. “Temos a certeza de que a Enfermagem terá um papel de destaque, irá mostrar para toda a população o seu potencial”, disse Patrício, coordenador da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares (CONPEM) do Cofen.

A mesa de honra foi composta por Eduardo Villas Bôas, assessor especial do gabinete de segurança institucional da Presidência da República e eterno comandante do exército, Arnaldo Serafim, presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil-DF, Maria do Socorro, presidente da Associação  Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira-DF, Manoel Neri, presidente do Cofen, Ana Maria Pratti, sobrinha e representante da enfermeira Virginia Leite e Alcides Barbacovi, major-brigadeiro do ar.






Fonte: Ascom-Cofen

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde