Programa Nacional de Qualidade certifica Instituto de Psiquiatria do HC-USP

15/02/2019

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) certificou, nesta quinta-feira (14/02), o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, conforme diretrizes constantes do Programa Nacional da Qualidade. É a primeira instituição de Saúde da região Sudeste a alcançar a certificação.

O selo de qualidade avalia seis dimensões da assistência em Enfermagem: “Ações gerenciais sistêmicas”, “Estrutura organizacional”, “Aspectos operacionais”, “Infraestrutura”, “Gestão de pessoas” e “Responsabilidade social”.

Foi a partir da necessidade de avaliar, além das instituições, o desempenho, boas práticas e investimento na qualificação dos profissionais que atuam na assistência de Enfermagem dos hospitais do país, que o Cofen instituiu o PNQ. “É um programa inovador porque pensa em um projeto que é dirigido ao profissional, que é o ator do processo”, explica Cláudio Porto, coordenador do Programa Nacional de Qualidade.

No Instituto de Psiquiatria do HC-USP, serão certificados 61 enfermeiros, 74 técnicos de Enfermagem e 76 auxiliares de Enfermagem, que respondem pela Assistência de Enfermagem em Saúde Mental, desenvolvendo um imenso trabalho pautado pela humanização e inovação nas estratégias assistenciais.

“O HC-USP é uma referência de excelência na rede pública. Este é o primeiro instituto do HC-USP certificado, mas esperamos dar continuidade ao processo e certificar quase 5000 profissionais”, afirmou Porto.

 







 

Fonte: Ascom - Cofen