Coren-RJ comemora avanços positivos nas propostas à Secretaria Municipal de Saúde

Publicado por: - há 3 meses

 

Segunda reunião de entidades da enfermagem com a SMS, no HM Salgado Filho.

 

No dia 20 de dezembro de 2018, reuniram-se no Hospital Municipal Salgado Filho os representantes do Coren-RJ primeiro-secretário Glauber Amancio, enfermeiros fiscais Danielle Bartoly, Caroline Arouche e Rodolpho de Paula, a diretora de enfermagem da instituição, Fátima Leal, profissionais da unidade, o diretor geral da instituição, representantes do Sindicato dos Enfermeiros e a secretária municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Ana Beatriz Busch.

A reunião foi fruto de encontro formal ocorrido na Secretaria Municipal de Saúde no dia 11 de dezembro deste ano (https://bit.ly/2CsMC1O), onde várias questões foram levantadas pelos profissionais, todas buscando uma assistência livre de prejuízos aos pacientes e trabalhadores, como: a resolutividade do dimensionamento inadequado, falta de macas, a alteração do valor proposto pela secretaria referente a dupla jornada e a realização de um concurso público para a área da enfermagem o mais breve possível.

A secretária Ana Beatriz Busch apresentou respostas às reivindicações feitas na data prevista (20/12), enfatizando que as mesmas são exclusivas, neste primeiro momento, para os profissionais do Hospital Municipal Salgado Filho.  A secretária assegurou a escala de reforço de plantões extras com 42 vagas para enfermeiros e 134 para auxiliares e técnicos de enfermagem correspondentes a 12h de plantão. Tal escala contemplará os serviços diurnos da enfermagem dos dias 23/12, 24/12, 25/12, 26/12, 30/12, 31/12, 01/01/19 e 02/01/19. Possibilitou, ainda, um reajuste nos valores dos plantões-extras, fixando o valor de R$ 534,00 para enfermeiros e R$ 390,00 para auxiliares e técnicos de enfermagem.

Representantes da enfermagem comemoram os bons resultados das reuniões com a secretária municipal de saúde

A secretária justificou a concessão da cobertura dos oito dias citados acima em função do maior fluxo de atendimento, devido às datas festivas e à redução de leitos do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. Diante disto, a secretária afirma que está sendo feito um estudo de curto prazo para aumentar o valor da dupla jornada, para que mais profissionais interessados possam cumprir essa proposta. Assegurou também a reorganização da emergência e abastecimento de insumos, visando uma melhoria no atendimento à população.

Entre as respostas mais importantes para a categoria, foi garantida a realização de concurso público para provimento de vagas para o corpo de enfermagem da rede municipal, com previsão de edital para o mês de abril de 2019.

A diretora de enfermagem Fátima Leal agradeceu a disponibilidade das entidades de classe presentes e da rápida resposta da secretária municipal de saúde no que tange as questões do Hospital Municipal Salgado Filho. O conselheiro Glauber Amancio agradeceu a resposta da secretária Ana Beatriz Busch e reiterou que voltará a se reunir com a mesma na primeira quinzena de janeiro de 2019, a fim de tratar questões pertinentes a outras unidades da rede municipal de saúde que são constantemente levadas ao Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro.


TAGS: COREN-RJ

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde