Capes destaca impacto do convênio com Cofen para expansão de mestrado

Publicado por: - há 1 mês

Visita de acompanhamento avalia o convênio Cofen-Capes

As coordenadoras da área de Enfermagem e de mestrado institucional da Capes/MEC, Cristina Maria Parada e Lúcia Izume, reforçaram a importância da parceria institucional com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em reunião com a Comissão de Pós-Graduação Stricto Sensu do Cofen, nesta quarta-feira (15/8).

A visita das coordenadores destacou a importância do convênio Cofen-Capes, que viabiliza o maior programa de fomento a mestrado profissional do Brasil. “O convênio reforça o desenvolvimento de pesquisas em Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) e na melhoria dos processos de trabalho, com impacto direto no Sistema Único de Saúde”, avalia Cristina Maria.

Por meio de parceria com a Capes, o Cofen financia a criação e expansão de programas de mestrados profissionais, com foco na Sistematização da Assistência e na Implementação do Processo de Enfermagem. O programa vai formar 500 profissionais ao longo de quatro anos, por meio de financiamento a programas de mestrado nas universidades selecionadas pela Capes.

Maior –  O convênio com o Cofen inaugurou “uma nova etapa de relacionamento da Capes com os órgãos de fiscalização profissional”, na avaliação do presidente da Capes, Abílio Neves. “A boa formação é essencial para a qualidade da assistência e valorização da Enfermagem. Com o mestrado, buscamos reduzir o descompasso entre a mão-de-obra qualificada existente e as necessidades da Saúde Coletiva, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica o presidente do Cofen, Manoel Neri.

 

Fonte: Ascom - Cofen

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde