OMS lança nova classificação internacional de doenças, a CID-11

Publicado por: - 29 dias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta segunda-feira, dia 18, a nova classificação internacional de doenças, a CID-11. Entre as novidades da publicação, estão a inclusão do distúrbio de games como um dos problemas de saúde mental, além de capítulos inéditos sobre medicina tradicional e saúde sexual.

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida como CID, é um das principais ferramentas epidemiológica do cotidiano médico. A principal função do CID é monitorar a incidência e prevalência de doenças, através de uma padronização universal das doenças, problemas de saúde pública, sinais e sintomas, queixas, causas externas para ferimentos e circunstâncias sociais,  apresentando um panorama amplo da situação em saúde dos países e suas populações.

Segundo o site das Nações Unidas, o documento disponibilizado essa semana é uma pré-visualização para que os países possam planejar seu uso, preparar traduções e treinar profissionais de saúde. A CID-11 será apresentada oficialmente em maio de 2019, durante a Assembleia Mundial da Saúde. A entrada em vigor está prevista para 1º de janeiro de 2022.

Novidades da CID-11 – O CID-10 foi lançado em maio de 1990. Ainda segundo o site das Nações Unidas, a CID-11 reflete as mudanças e os avanços na Medicina e Tecnologia que aconteceram de lá para cá. A estrutura de codificação e ferramentas eletrônicas foram simplificadas, para permitir que o profissional possa registrar os problemas de maneira mais fácil e eficaz. A nova classificação conta com 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte versus 14.400 da CID-10.

Gaming disorder – Entre as principais novidades, está a inclusão de distúrbio em games (gaming disorder), que já havia sido anunciado no começo do ano. A OMS define a desordem como um “padrão de comportamento persistente ou recorrente”, de gravidade suficiente para “resultar em comprometimento significativo nas áreas de funcionamento pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional ou outras”.

Estresse pós-traumático – Outra mudança importante é na quantidade de termos diagnósticos para transtorno do estresse pós-traumático; eles foram reduzidos e simplificados para permitir um diagnóstico mais fácil.

Resistência antimicrobiana – Os códigos relativos à resistência antimicrobiana estão mais alinhados ao sistema global de vigilância, o que permitirá mapear melhor a resistência ao redor do mundo.

Saúde sexual – A CID-11 conta também com novos capítulos, entre eles sobre saúde sexual, que engloba condições que eram categorizadas de maneira desatualizada, como, por exemplo, incongruência de gênero, que na versão anterior se enquadrava em saúde mental.

Referências:
http://www.who.int/health-topics/international-classification-of-diseases
https://icd.who.int/browse11/l-m/en
https://nacoesunidas.org/oms-lanca-nova-classificacao-internacional-de-doencas/

Fonte: PEBMED

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde