Coren-PI encontra irregularidades em fiscalização realizada em maternidade

Publicado por: - há 3 meses

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), juntamente com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Conselho Regional de Medicina (CRM), realizou uma fiscalização noturna na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), que teve como objetivo apurar denúncias que vêm sendo recebidas em relação ao serviço prestado na maternidade. A fiscalização, realizada no dia 12 de junho, de 18h as 21h30, foi acompanhada pela presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, pela fiscal do Conselho, Angelane Nepomuceno, além da promotora do MPE, Karla Daniela, e da presidente do CRM-PI, Miriam Perpétua.

“O objetivo desta fiscalização é apurar denúncias que os conselhos e o Ministério Público vêm recebendo sobre aumentos na taxa de infecção em feridas operatórias. Constatamos que alguns pacientes, inclusive na UTI, encontram-se com complicações pós-cesariana”, explicou Tatiana Melo.

A falta de insumos foi outro ponto observado durante a ação, o que é grave, pois atrapalha os tratamentos e pode ocasionar complicações, obrigando os pacientes a permanecerem mais tempo em tratamento do que o necessário. Também foram verificados problemas com as equipes de trabalho e com a limpeza em alguns setores da maternidade. Segundo os funcionários, faltam equipos fotossensíveis para realização de nutrição parenteral e equipamentos, o que acarreta em maiores riscos de infecção hospitalar para os pacientes assistidos.

A limpeza foi outro ponto observado pela fiscalização, que constatou situação precária. Em alguns setores não está sendo realizada a limpeza terminal. Alguns locais estão em desacordo com as recomendações da ANVISA e do Ministério da Saúde.

Após a fiscalização, os conselhos devem acionar os gestores estaduais de saúde em busca da resolução das questões encontradas. “Vamos dialogar com o Secretário Florentino Neto para mostrar as irregularidades e buscar meios de solucioná-las, pois representam um risco a saúde da população, além de dificultarem o trabalho das equipes que lá trabalham. No Coren-PI, vamos realizar uma reunião de plenário em caráter de urgência para elencar as providências necessárias para a MDER”, pontou Tatiana Melo.

Fonte: Coren-PI

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde