Cofen participa de Congresso de Enfermagem no interior da Bahia

Publicado por: - há 1 mês

Conselheira Doridaia Humerez representou o Cofen

“Desafios e realidade da Enfermagem Brasileira e da formação do Enfermeiro” foram tema de conferência da conselheira Dorisadaia Humeres, que encerrou, na última sexta-feira (20/10), o  III Congresso Regional de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), realizado no município de Senhor do Bonfim. A evento marcou a comemoração dos 10 anos do Curso de Enfermagem da UNEB Campus VII, em Senhor do Bonfim, a 375 km de Salvador.

Avaliadora do Inep/MEC, a conselheira Dorisdaia apresentou um panorama dos cursos a distância de Enfermagem, verificado in loco pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais na operação EaD. Sem bibliotecas, laboratórios e docentes qualificados, muitos cursos não têm sequer convênios para a realização de estágios obrigatórios e atividades práticas.  O relatório da operação, realizada para atender demanda do Ministério Público Federal, foi encaminhado a diversos órgãos e motivou audiências públicas por todo Brasil. Por meio de Termos de Ajuste de Conduta (TAC), diversas instituições reduziram a oferta.

A conselheira destacou a importância do contato com a comunidade e realização de atividades práticas ao longo da formação, inclusive nos cursos presenciais. A formação presencial e de qualidade é uma bandeira da atual gestão do Cofen, que tem mobilizado a sociedade em seminários e audiências públicas em todo o Brasil. O conselho é um articulador do PL 2891/2015, que exige proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos de Enfermagem por ensino a distância, e PL 4930/2016, que cria exame de suficiência obrigatório para futuros profissionais de Enfermagem.

Congresso comemorou os 10 anos do curso de Enfermagem em Senhor do Bonfim

Ênfase na formação – O congresso teve início na quarta-feira (18/10), com palestra de abertura da professora Maria de Lourdes Gomes. Mesa redonda debateu “Diversos contextos na formação do profissional enfermeiro”, abordando temas como a residência e Enfermagem, pesquisa e a importância da extensão para a formação do profissional enfermeiro.

Egressa da primeira turma do curso, a enfermeira Ivanna  Silva Anastácio falou sobre os 10 anos do curso de bacharelado em Enfermagem, em sintonia com o tema do Congresso, que celebra os dez anos do curso, importante para a interiorização da formação de nível superior em Enfermagem na Bahia.

As “Diretrizes Curriculares para a formação do enfermeiro” foi tema de palestra da professora Gisele Alves. O evento incluiu, ainda, mesa redonda sobre empreendedorismo, que discutiu as perspectivas de atuação do enfermeiro como profissional liberal.

 

Fonte: Ascom - Cofen

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde