Assédio moral e violência no trabalho são tema de palestra no Coren-CE

Publicado por: - 18 dias

Presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque, deu boas-vindas aos participantes

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), através do Núcleo de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Enfermagem (Napen), promoveu palestra sobre Assédio nas Relações de Trabalho, nesta quarta-feira (4/10), na sede do regional.

A palestra foi proferida pelo assessor legislativo do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Gustavo Muglia, que preside o Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Distrito Federal (OAB-DF). Muglia alertou sobre práticas abusivas de gestores, muitas vezes camufladas, e como documentar e se proteger do assédio.

Com o auditório lotado, o presidente do Coren-CE Osvaldo Albuquerque deu boas vindas aos profissionais e lembrou que desde o ano de 2015 o Sistema Cofen/Conselhos Regionais tem trazido para as instituições essa luta que tem se agravado e elevado os números de violência contra os profissionais da saúde e em especial enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

A pesquisa Perfil da Enfermagem, realizada pela Fiocruz e patrocinada pelo Cofen, revelou um quadro preocupante e mostra o percentual assustador em cada estado brasileiro. “O assédio moral é um dos piores tipos de violência pois atinge o equilíbrio emocional do ser humano. A ouvidoria do Coren-CE abriu uma linha direta para apurar os diversos tipos de violência e oferecendo apoio aos profissionais.

 

TAGS: cofen

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde