SUS é tema de debate em 40 conferências municipais da região nordeste

Publicado por: - há mais de 5 anos

Nesta semana, 40 municípios da região Nordeste vão debater o Sistema Único de Saúde. As cidades vão avaliar como a rede pública de saúde poderá ser aprimorada. Todas as reuniões são uma preparação para as Conferências Estaduais de Saúde, previstas para o segundo semestre. Os encontros estaduais antecedem a 15ª Conferência Nacional, que acontece no mês de dezembro.

De acordo com a representante da Conferência Municipal de Saúde de Garanhuns, em Pernambuco, Régia Leite, as etapas de debates são importantes para que, no encontro nacional, sejam apresentadas estratégias de saúde para as três esferas de governo. “Ela tem uma importância, porque a gente vai rever algumas situações e propor para que seja colocado no plano estadual de saúde, algumas proposições que vão ser levadas para a conferência estadual, onde farão parte no plano estadual de saúde no estrado de Pernambuco e posteriormente para o plano nacional de saúde.”

Já o coordenador geral do Conselho Municipal de Saúde de Recife, Oscar da Silva, reconhece a importância da presença dos gestores de saúde nas conferências municipais e estaduais. Mas ele destaca que a participação da sociedade também é fundamental. “O chamamento maior é para essas pessoas estarem presentes lá fazendo as suas propostas, tanto para a municipal, como para a estadual e a nacional, para eles não faltarem e estarem lá presente para a gente fazer essas discussões, tanto para avaliar o que está na saúde nossa hoje e tanto para fazer as propostas.”

Este ano, a estimativa é que mais de dois milhões de pessoas participem dos debates e discussões sobre o SUS. Até agora, mais de 200 conferências municipais já aconteceram em todo o país.

Fonte: Ministério da Saúde

TAGS: SUS Conferências Municipais de Saúde

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde