Coren-SP discute papel da Enfermagem em evento na Assembleia Legislativa

Publicado por: - há quase 2 anos

Uma noite de homenagens, mas também de discussões sobre os principais desafios que englobam a atuação da Enfermagem, como a aprovação do projeto de Lei que regulamenta as 30 horas, o estabelecimento do piso da categoria, o financiamento do SUS e a importância do de um maior engajamento político e social. Foi assim a cerimônia realizada pelo Coren-SP, segunda-feira (18/5), no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Tendo como tema “A Enfermagem em Defesa do SUS”, o encontro teve a presença da deputada federal Carmen Zanotto, do vice-governador Márcio França, do secretário de Estado da Saúde, David Uip, da presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, e do presidente da Alesp, Fernando Capez, que coordenou o início dos trabalhos.

O vice-governador Márcio França destacou as lutas da Enfermagem e falou dos desafios da gestão pública. “A força de vocês está na união da categoria. Sabemos da importância da aprovação do projeto das 30 horas, porque é notória a sobrecarga dos profissionais.”, ressaltou.

A presidente do Coren-SP apresentou dados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A pesquisa abrange um universo de 3,5 milhões de trabalhadores, sendo 1,6 milhão enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Destes, 450 mil estão no estado de São Paulo. “Somos muitos e temos que participar cada vez mais das conferências nos municípios, nos estados e no âmbito nacional. Temos a competência técnica e precisamos sair da invisibilidade social e política que nos encontramos”, recomendou.

Conferencista da noite, a deputada federal Carmen Zanotto defendeu um maior financiamento para o Sistema Único de Saúde, na opinião dela, ponto crucial inclusive para a implementação das 30 horas. “Queremos um sistema universal, mas não temos os recursos financeiros para fazer frente a esse sistema? A Saúde é a maior preocupação da população brasileira e um dos nossos maiores desafios quando se fala de políticas públicas. As três esferas de governos precisam se responsabilizar pelas ações e pelas políticas implementadas”, pontuou a deputada.

Homenagens - Um momento que emocionou a todos foi a homenagem do COREN-SP às profissionais de Enfermagem da capital com o registro mais antigo e histórico exemplar. A enfermeira Maria de Lourdes Sylvestre Mahal e a auxiliar de Enfermagem Maria Helena da Silva foram aplaudidas de pé pelos presentes.

Fonte: Coren - SP

 

TAGS: enfermagem

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde