Saiba por que a vacina contra a doença é contraindicada para quem tem alergia a ovo

Publicado por: - há mais de 2 anos

A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde evita que a pessoa tenha complicações graves da doença , além de reduzir  as internações e as mortes. As reações após tomar a dose são leves, como dores e sensibilidade no local da aplicação. De acordo com o diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, a vacina é segura, mas é contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo:

diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch

“Porque no processamento dos vírus pra se elaborar a vacina existe uma etapa em que os vírus crescem em ovos e isso pode levar a proteína dos ovos pra vacina. Então, as únicas pessoas que devem tomar o cuidado adicional em relação à vacina são aquelas que já sabem que têm alergia a ovo.”

O diretor de vigilância de doenças transmissíveis, Cláudio Maierovitch, faz um alerta para as pessoas que têm alergia a ovo mas vivem com alguma doença crônica.

diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch

“Se houver alguma situação de uma pessoa que tem alergia a ovo e que tem uma doença crônica, por exemplo, que a torna muito vulnerável ao vírus da gripe, ela vai precisar falar com o médico pra ver se tem alguma alternativa, se ela pode tomar a vacina mesmo tendo alergia, isso vai ter que ser avaliado pra cada caso individual.”

Este ano, a meta do Ministério da Saúde é imunizar contra a gripe 39 milhões e setecentas mil pessoas em todo o Brasil, até o dia 22 de maio. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.

Fonte: Ministério da Saúde

TAGS: vacinação

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde