O pulso é a delimitação palpável da circulação sanguínea percebida em vários pontos do corpo. O sangue circula no corpo através de um circuito contínuo. O pulso é um indicador do estado circulatório.
Após cada batimento cardíaco, o sangue é ejetado do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. A pressão e o volume resultam em oscilações em toda extensão da parede.
FATORES QUE INFLUENCIAM A FREQUÊNCIA DE PULSO
- Atividade física;
- Alimentação;
- Emoções;
- Mudanças posturais;
- Hemorragia;
- Fármacos;
- Drogas, etc.
COMO VERIFICAR O PULSO?
- Higienizar as mãos;
- Aquecer as mãos antes de tocar no paciente/ cliente;
- Orientar o paciente/ cliente quanto ao procedimento;
- Colocar o paciente/ cliente em posição confortável, sentado ou deitado, porém sempre com o braço apoiado;
- Realizar o procedimento de acordo com a técnica descrita abaixo:
- Utilizar os dedos indicador e médio sobre a artéria e palpar suavemente a artéria escolhida;
- Sentir as pulsações através da polpa digital;
- Contar a pulsação durante um minuto (60 segundos);
- Se necessário repetir a contagem;
- Deixar o paciente/ cliente confortável.
- Higienizar as mãos;
- Realizar as anotações de enfermagem no prontuário do paciente, rubricar e carimbar.
OBSERVAÇÃO
Não usar o polegar para verificar o pulso, pois a própria pulsação pode ser confundida com a pulsação do paciente/ cliente;
Em caso de dúvida, repetir a contagem;
Não fazer pressão forte sobre a artéria, pois isso pode impedir de sentir os batimentos do pulso.
O pulso braquial e o pulso apical são os melhores locais para avaliar a pulsação de um bebê ou de uma criança pequena, porque os demais pulsos são profundos e difíceis de palpar com precisão (POTTER, 2013).
LOCAIS PARA VERIFICAR OS PULSOS
As artérias mais comumente utilizadas para verificar o pulso:
Artéria carótida;
Artéria femoral;
Artéria apical;
Artéria temporal;
Artéria radial;
Artéria braquial;
Artéria poplítea;
Artéria pediosa ou dorsal do pé;
Artéria tibial posterior.
VARIAÇÕES ACEITÁVEIS DA FREQUÊNCIA DE PULSO
BEBÊ - 120-160 bpm
CRIANÇA COMEÇANDO A ANDAR - 90-140 bpm
PRÉ-ESCOLAR - 80-110 bpm
CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR - 75-100 bpm
ADOLESCENTE - 60-90 bpm
ADULTO - 60-100 bpm
Fonte: POTTER (2013).
TERMINOLOGIA
NORMOCARDIA - frequência cardíaca normal - 60 a 100 batimentos por minuto em adultos.
BRADICARDIA OU BRADISFIGMIA (pulso fino) - frequência cardíaca abaixo do normal - abaixo de 60 batimentos por minuto em adultos.
TAQUICARDIA OU TAQUISFIGMIA (pulso fino) - frequência cardíaca acima do normal - acima de 100 batimentos por minuto em adultos.
CARACTERÍSTICAS DO PULSO
- FREQUÊNCIA: A contagem deve ser sempre feita por um período de 1 minuto (60 segundos), sendo que a frequência varia com a idade e diversas condições físicas.
- RITMO (Regular, Irregular e Arritmia): É dado pela sequência das pulsações. Quando ocorre uma contração ineficiente do coração, que falha em transmitir a onda de pulso para o local periférico/central, cria um déficit de pulso.
REGULAR: É dado pela sequência das pulsações, sendo que quando ocorrem a intervalos iguais, chamamos de ritmo regular.
IRREGULAR: Os intervalos são variáveis, ora mais longos, ora mais curtos.
ARRITMIA: Traduz alteração do ritmo cardíaco.
- AMPLITUDE: É avaliada pela sensação captada em cada pulsação e está relacionada com o enchimento da artéria durante a sístole e seu esvaziamento durante a diástole. É a intensidade com que o sangue bate nas paredes das artérias.
TIPOS DE PULSO
PULSO NORMAL: Facilmente palpável por pressão digital.
PULSO FORTE/ CHEIO: Quando se exerce uma pressão moderada sobre a artéria e há certa dificuldade de obliterar a artéria, o pulso é denominado de cheio.
PULSO FRACO/FINO/ FILIFORME OU DÉBIL: Difícil de sentir por pressão digital. Indicam redução da força ou volume do pulso. O volume é pequeno e a artéria fácil de ser obliterada, o pulso é denominado fraco, fino, filiforme ou débil.
PULSO IRREGULAR/ARRÍTMICOS: Os intervalos entre os batimentos são desiguais.
PULSO DICRÓTICO: Dão a impressão de dois batimentos.
PULSO AUSENTE: Não palpável, medido como 0.
*Obliterar = Desaparecer.
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