Desabafando sobre a realidade da enfermagem no Brasil nos dias de hoje

Olá Pessoal, vim por meio deste fórum desabafar sobre a realidade que estamos vivenciando no Brasil na área de enfermagem, cada dia que passa vemos mais e mais profissionais se formando e sendo "liberados" para o mercado de trabalho, porém quando deparam-se com a falta de oportunidades de emprego na área, precisam procurar outros meios, outras formas de ganhar dinheiro, já que está complicado escontrarmos emprego com salários gratificantes. Passamos muito tempo estudando, nos especializando pra "nada"? Por que permitimos que isto aconteça? Até quando isso vai continuar? Imagino que daqui há 10 anos o enfermeiro estará ganhando apenas o salário mínimo vigente no Brasil, pois do jeito que as coisas estão indo.

Avatar_short_m Clara Luana em 08/02/2012 12:02:21
TAGS: emprego

11 Resposta(s):

Clara Luana
Clara Luana Criado em 08/02/2012, 12:50h

São raros os concursos com salários gratificantes, a média salarial do enfermeiro é por volta dos R$ 1.500,00. O concurso do senado para enfermeiro (uma raridade), o salário para técnico de enfermagem = R$ 13.000,00 e para enfermeiro = R$ 18.000,00, enquanto tem concursos que vemos com salários de R$ 600,00. Isso é um absurdo.

Ariane Dantas
Ariane Dantas Criado em 08/02/2012, 23:11h

Admiro muito a área de enfermagem, a profissão é encantadora, mas ás vezes dá vontade de fazer outro curso superior, de tentar concursos em outras áreas. Cada dia que passa me sinto mais sem estímulos.

Luís Antônio
Luís Antônio Criado em 09/02/2012, 15:44h

Não estou trabalhando na área exatamente pelas faltas de oportunidades e baixa remuneração.

Pamela
Pamela Criado em 15/02/2012, 09:26h

Gente acredito que nós enfermeiros (ainda não sou, me formo em Julho, mas ja me considero) deveríamos ser mais unidos, nao trabalho na área ainda, mas estando de fora do contexto observo que nossa classe é desunida, digamos assim, aqui na minha cidade por exemplo em hospitais privados tem enfermeiras com pós que ganham R$ 1.400,00 reais, me formo no meio do ano, e como vou sair do meu emprego que não é na área para ganhar menos?? Me preocupo com isso. Vejo enfermeiras aqui que pela falta de oportunidades se submetem a ganhar R$ 800,00 para exercer, isso é um abuso, fico indignada com isso, penso que nos desvaloriza ainda mais pois digamos que sou dona de um hospital e preciso de um enfermeiro pra centro curúrgico, tem uma com especialização e outra sem, a que não tem se submete a trabalhar por R$ 800,00 por que admitiria a com especialização se teria que pagar mais. Isso me irrita muito. Mas de certa forma tambem nao acredito que a oportunidade bata na porta de nossa casa, temos que correr atras, uma forma de nos unir já que aqui no paraná não temos um piso salaraial seria nós todas termos o bom senso de não trabalhar por menos de tantos (estipular um valor mínimo nós mesmos). Ah eu penso assim, amo essa profissão pq é uma arte, a arte de cuidar, mas as vezes fico desmotivada.

Fernanda Kelly
Fernanda Kelly Criado em 15/02/2012, 19:58h

Muito desmotivada! Estou estudando para concursos com salários rasoáveis.

Marcelo Sanches
Marcelo Sanches Criado em 18/02/2012, 05:04h

Eu vou fazer o concurso do Senado para enfermeiro, estou estudando bastante, tentando seguir o edital e a prova está chegando. Ando desmotivado também, mas acho que há concursos com salários gratificantes, neste caso vale a pena. Boa sorte para vocês.

Sandra Araújo
Sandra Araújo Criado em 22/02/2012, 03:39h

Concordo com a Pamela, por falta de oportunidades alguns enfermeiros aceitam trabalhar por salários super baixos. Vamos boicotar? Vamos estipular um piso salarial, ou seja, ninguém trabalhar por menos que o piso. Será que funciona?

Pamela
Pamela Criado em 22/02/2012, 17:37h

Olá Sandra, então acho nossa classe desunida, que raiva, por esse motivo penso que não daria, mas eu me arriscaria tentar.

Mariane
Mariane Criado em 22/02/2012, 23:34h

Boicotar seria uma boa, mas isso jamais aconteceria com uma classe tão desunida que é a enfermagem, alguns preferem trabalhar por tão pouco a lutar pelos direitos que são nossos.

Mariane
Mariane Criado em 22/02/2012, 23:36h

Não estou trabalhando na área, e cada dia que passa me desmotivo mais. Estou tentando me focar em concursos federais para o nível médio do que para concursos para enfermeiros, os salários são beeeeeem melhores.

Luciane Wilker
Luciane Wilker Criado em 27/02/2012, 01:39h

Vamos lutar para que nossa profissão seja reconhecida, mas é preciso estarmos todos unidos para que isso aconteça.

Acompanhe o Enfermagem e Saúde