Sistemas de informação hospitalar feito por Fabrina de Souza Andrade Brandão.

FIJ - FACULDADES INTEGRADAS
DE JACAREPAGUÁ .

CURSO DE ENFERMAGEM .

TRABALHO DE INFORMÁTICA / RESUMO
CAP.02
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR
.

AUTORES:
FABRINA DE SOUZA ANDRADE BRANDÃO.

“ Profissionais mais atualizados têm maior chance de executarem ações mais eficientes e com menor chance de erros no processo da tomada de decisão.”

Heimar de Fatima Marin .

Sistemas de informação hospitalar

Aqueles que mais acesso ou facilidade de acesso e uso da informação possuem
são os que mais facilmente conseguem obter as características representativas
do mundo evoluído e civilizado no ponto de vista tecnológico.
Profissionais mais atualizados têm maior chance de executarem ações mais eficientes e com menor chance de erros no processo da tomada de decisão.
O tempo empregado na recuperação de alguma informação pode significar,
por exemplo, uma queda na qualidade de atendimento ao paciente, ou pior,
Uma tomada de decisão relativa ao tratamento e assistência errônea e eficiente.
Vislumbrando esta realidade, muitos diretores de hospitais e equipes responsáveis passaram a investir seus esforços na tentativa de organizar este crescente aumento no volume de informações, facilitando assim o armazenamento e a recuperação de todos os dados administrativos e assistências da instituição, bem como os dados oriundos dos pacientes atendidos.
Assim, o computador iniciou sua participação dentro das instituições de saúde.
Esta atividade foi direcionada para atender aspectos administrativos e gerenciais, como folha de pagamento, escala de funcionários, controle de estoque etc.
As informações mais importantes a serem acessadas pelos administradores que devem estar disponíveis em um sistema são; quais tratamentos cirúrgicos oferecem melhores condições? Quantos leitos livres possui a entidade a cada dia?
Tais dados são gerados de múltiplas fontes e um sistema informatizado hospitalar deve estar desenvolvido para auxiliar os planejadores.
É ainda através da documentação que o profissional de enfermagem poderá constatar onde sua ação causou diferença.
observa-se ainda assim que, de modo geral, o termo Sistema de Informação Hospitalar é comumente usado em referência aos distintos tipos de sistemas de computadores usados no campo da saúde .
Os enfermeiros avaliam o estado de saúde dos pacientes, planejam a assistência e administram os tratamentos.
Os administradores determinam a equipe necessária, gerenciam e controlam os suprimentos e estabelecem os custos dos serviços prestados.
Atualmente, pode-se dizer que hospital não possui sistema informatizado é um hospital que oferece assistência de modo precário.

Tipos de sistemas arquitetura

Os primeiros sistemas de informação introduzidos nos hospitais foram desenvolvidos, usando-se um computador central localizado em um setor especial.
O mundo atual requer esta condição, no entanto, os primeiros sistemas desenvolvidos sob a metodologia da centralização tiveram sua importância e possibilitaram novos investimentos, mostrando resultados, principalmente no controle financeiro.
O módulo a ser desenvolvido e implantado seja ATA-ADMINISTRAÇÃO, TRANSFERÊNCIA E ALTA DO PACIENTE, sendo portanto considerado como coração do sistema. Este módulo deve conter elementos de informações sobre o paciente onde deverão ser armazenadas, registros clínicos, controle da farmácia, plano de cuidados em enfermagem, laboratório, nutrição, radiologia, cirurgia, controle gerencial e financeiro, distribuição de funcionários, escalas de plantão e outros.

BIBLIOGRÁFIA :
Marin, Heimar de Fátima. Informática em Enfermagem / Heimar F. Marin. São Paulo: EPU, 1995. Pág. 1 – 21.

Avatar_short_m Rogério Teixeira Ramos em 17/10/2011 02:10:14

13 Resposta(s):

Rogério Teixeira Ramos
Rogério Teixeira Ramos Criado em 17/10/2011, 03:01h

Uma coisa interessante e quem vem sendo muito discutida porem esbarra em varias dificuldades e resistencias é a implantação de um sistema único de informações médicas,o que apesar de facilitar o serviço médico ,ira dificultar e muito os que vivem de burlar o sistema roubando muito dos cofres públicos, aos quais informações voláteis e desencontradas são úteis, e um banco de dados de fácil acesso atrapalhariam o seu "honesto trabalho",visto que,dependendo de onde o ladrão esteja no momento limpar seu rastro fica muito fácil mais se estivesse claro em um banco de dados com cópias de segurança e meios de preservação e controle de dados eles facilmente seriam marcados,lembram que quando o CPMF existia ,os ladrões ganharam nomes pouco se recuperou mas muitos se complicaram porque o CPMF os obrigava a deixar rastros e só não encontrava os ladrões quem não queria ou podia é a força do computador,pensando sito um CPMF de até 1 centavo por mil seria um bom rastreador ,viva o computador!!!!


Rogério Teixeira Ramos
Rogério Teixeira Ramos Criado em 17/10/2011, 03:03h

a proposito um CPMF que cobrasse 1 centavo por mil,digo.


Silvana Kelly
Silvana Kelly Criado em 17/10/2011, 06:13h

Concordo totalmente com vc Rogério.


gabriella
gabriella Criado em 17/10/2011, 10:34h

sistemas de informação amplia os meios de cuidados facilitando a administração com processamento de dados, informação e conhecimento para a enfermagem na prestação da assistência sendo um recurso para auxiliar as tarefas específicas para a evolução do atendimento.


Dayane
Dayane Criado em 18/10/2011, 20:51h

é muito importante na evolução do atendimento


Lorena
Lorena Criado em 18/10/2011, 20:58h

concordo sistema de informação hospitalar incorporado a tecnologia computacional ajuda na organização da informação identificando a condição para viabilização integrado ao sistema, reconhecendo a necessidade de definir critérios de segurança para a alimentação e a recuperação das informações de forma seletiva.


Elilsabete
Elilsabete Criado em 18/10/2011, 21:07h

Concordo na coleta e análise dos dados, propiciou discussões fundamentadas na teoria e reflexões sobre a prática da gerência de unidades funcionais e a utilização de sistemas de informação como instrumento da gerência. O desenvolvimento da pesquisa considerou no primeiro momento, a caracterização da função de gerência de unidade funcional e as ações de tomada de decisão realizadas no exercício desta função


Dayane
Dayane Criado em 18/10/2011, 21:09h

Concordo com as questões sao muito importantes.


fernanda moraes
fernanda moraes Criado em 18/10/2011, 21:15h

é muito importante a evolução da tecnologia para o atendimento da enfermagem.


DANIELA DA ROSA
DANIELA DA ROSA Criado em 18/10/2011, 21:48h

o sistema é importante para o controle e a manutenção das carências ao atendimento facilitando o processo de enfermagem.


Maria de Jesus
Maria de Jesus Criado em 18/10/2011, 22:31h

concordo o único de abrangência nacional,
que tem origem nas Autorizações de Internação
Hospitalar, destinadas ao pagamento
das internações de hospitais públicos e
privados conveniados ao SUS.


Paulo Afonso
Paulo Afonso Criado em 18/10/2011, 23:04h

Muito bom porque o hospital fica informatizado sem contar com os programas que da diagnostico do estado de saude do paciente e se outro profissional de saude for ver tem uma noção geralmente são médicos mais na enfermagem também deve ter só não sei dizer qual.


carolina
carolina Criado em 18/10/2011, 23:22h

É MUITO IMPORTANTE A TECNOLOGIA A FAVOR DA ENFERMAGEM PARA UM MELHOR ATENDIMENTO PRINCIPALMENTE NO SUS.


Acompanhe o Enfermagem e Saúde