Sistema de apoio a decisão - parte 2

INTRODUÇÃO:

Desde o término da segunda guerra mundial, pesquisadores tentam desenvolver técnicas que permitam que os computadores atuem de maneira, cada vez mais semelhantes aos seres humanos. Com a união desses esforços foi formada uma Inteligência Artificial. A Inteligência Artificial é definida como um ramo da informática que auxilia o ser humano nas tarefas diárias e são capazes de desempenhar trabalhos normalmente associados ao comportamento humano, sem intervenção humana. Antes o computador era usado, apenas, para tarefas repetitivas e bem definidas, mas, hoje, serve como ferramenta de apoio, inclusive encontrando soluções inteligentes para os problemas, utilizando-se de uma base de conhecimentos sobre determinado assunto.

RESUMO

O sistema de apoio à decisão foi designado para auxiliar o profissional de saúde a tomar decisões clínicas, oferecendo-lhe suporte que irá ajudar no diagnóstico de enfermagem. Este sistema é dotado de inteligência artificial, que se alimenta através de um banco de dados, onde estão armazenadas informações provenientes de experiências anteriores. Basicamente, é composta de: denominação do problema, discriminação do problema, enumeração do tipo de paciente com maior chance de ter o problema, descrição da ação de enfermagem, indicações, contra-indicação, freqüência e limites da ação, referencias bibliográficas complementares e informações úteis para o atendimento do problema de enfermagem.
O campo da informática vem crescendo e tendo grande importância perante o meio científico e comercial, porém, nada poderá superar a capacidade humana e tudo o que é construído por ela, incluindo o relacionamento profissional/paciente. A enfermagem e a informática devem andar juntas, pois uma depende da outra.
Existem também outros programas, que ainda em estão em fase de elaboração e testes de validação. O Sistema de Apoio à Decisão em Assistência Pré-Natal Normal, por exemplo, vai sendo gerado, armazenando todas as informações provenientes de consultas, para fornecer ao profissional um acompanhamento da paciente durante todo o período gestacional. Este acompanhamento identifica sinais e sintomas de risco, solicita exames que julgar necessários, controla o ganho ponderal e crescimento fetal intra-útero além de gerar uma lista de diagnósticos, orientações às gestantes, recomendações e encaminhamentos acompanhados de lembretes e aconselhamentos. È um instrumento muito útil para o profissional de saúde.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao mesmo tempo que é decifrada a inteligência humana, as pesquisas na área da informática buscam tornar o computador mais inteligente para auxiliar o homem. Embora já se saiba que a inteligência humana é uma função extremamente complexa, já se conhece o suficiente para fazer suposições sobre a forma de pensar humana. Esta forma de pensar é dividida em etapas e projetada em programas de computador para que ele consiga simular a atuação do ser humano. Desta forma, ficamos a pensar: até onde pode chegar a inteligência artificial? Cabe-nos esperar que, independente dos caminhos que a inteligência artificial sigam, eles sejam guiados pela ética e bom senso.

Avatar_short_m Ieda Vieira Franco Thomé em 09/10/2011 14:10:29
TAGS: Enfermagem

13 Resposta(s):

Michelle F M Coutinho
Michelle F M Coutinho Criado em 12/10/2011, 00:04h

Muito interessante.


Aline Cezar
Aline Cezar Criado em 12/10/2011, 08:08h

Acho bem interessante quando se diz que a enfermagem e a informática devem andar juntas por questões de dependência....já imaginaram o que seria de nos enfermeiros sem a informática?


Rogério Teixeira Ramos
Rogério Teixeira Ramos Criado em 12/10/2011, 08:57h

não é o computador que está inteligente é a facilidade que tem o home no aprender que torna possivél fazer-mos coisas mais inteligentes :computadores mais rápidos e com maisr capacidade de processamento/armazenamento com cada ves menores chances de falhas


Camila Oliveira da Rocha
Camila Oliveira da Rocha Criado em 13/10/2011, 19:27h

Achei bem interessante o resumo, mas de que adianta o computador se tornar mais inteligente se o profissional Enfermeiro não for?! Como disse a Aline, a Enfermagem e a Informática devem andar juntas, e o Enfermeiro e a evolução da tecnologia também né...


gabriella
gabriella Criado em 17/10/2011, 10:51h

concordo não basta ter a tecnologia em mãos o enfermeiro tem que aprimorar seus conhecimentos para saber lidar com essa evolução.


Lorena
Lorena Criado em 18/10/2011, 20:39h

concordo o Desenvolvimento e a avaliação de sistemas informatizados de apoio à decisão em saúde e em enfermagem, auxilia o desenvolvimento do profissional na areá de saúde.


Elilsabete
Elilsabete Criado em 18/10/2011, 20:50h

Concordo Utilizando sistema de apoio em
enfermagem pudemos avaliar a importância destes
para este tipo de profissional, tão ligado ao
paciente e anteriormente não servido de
ferramentas para o controle de suas informações.


fernanda moraes
fernanda moraes Criado em 18/10/2011, 21:24h

concordo que o sistema de apoio a decisão fornece o material necessário para o desenvolvimento do trabalho mais o enfermeiro deve estar capacitado para lidar com o processo de evolução.


DANIELA DA ROSA
DANIELA DA ROSA Criado em 18/10/2011, 21:44h

acho interessante o conhecimento do enfermeiro no apoio a decisão não adianta ter a tecnologia sem o conhecimento para administra-la.


Maria de Jesus
Maria de Jesus Criado em 18/10/2011, 22:36h

concordo com sistema baseado em computadores que através de informações e modelos especializados ajudam a resolver problemas organizacionais, sua função é apoiar o processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional, sendo isso o que o diferencia dos demais tipos de sistemas de informaçõe. que seria um enfermeiro sem informatica


Paulo Afonso
Paulo Afonso Criado em 18/10/2011, 23:00h

muito bom


carolina
carolina Criado em 18/10/2011, 23:40h

A TECNOLOGIA AJUDA A CONTROLAR O SISTEMA E PLANEJAR E DEFINIR O PLANO DE ENFEMAGEM PARA MELHOR ATENDER AS NECESSIDADES DO PACIENTE.


Ivan Nascimento
Ivan Nascimento Criado em 10/06/2013, 12:01h

Parabéns pelo artigo! Atualmente tomar a melhor decisão estratégica se apoiando em dados realistas deve ser nossa missão! Um outro artigo sobre este assuntomostra como usar a tecnologia a seu favor, caso queira saber mais acesse o link:
http://www.mereoconsulting.com.br/tecnologias-para-suporte-a-decisao/
Afinal de contas conhecimento nunca é demais. Abs.


Acompanhe o Enfermagem e Saúde