Para que serve a placa de bisturi elétrico?

Para que serve a placa de bisturi elétrico?

Avatar_short_m Alane Rita em 11/03/2011 01:03:15
TAGS: Enfermagem

3 Resposta(s):

Flávia dos Santos
Flávia dos Santos Criado em 11/03/2011, 01:09h

Usado na maioria das cirurgias atuais, o bisturi elétrico (ou eletrocautério) pode provocar queimaduras de primeiro, segundo e até terceiro graus.
Neste equipamento a corrente elétrica corta o tecido humano vaporizando a água da região. A corrente entra no organismo do paciente através do bisturi e sai por uma placa de metal ou borracha condutora colada junto ao corpo.
As queimaduras acontecem quando a placa é mal colocada ou posicionada em local errado, além dos casos de defeito do próprio equipamento.Deve ser colocada a placa do bisturi elétrico em contato com a pele do cliente, esta placa serve como um fio terra, evitando descarga elétrica no cliente, utilizando-se um gel condutor na placa, geralmente localizada nas panturrilhas ou região escapular.


Isaac
Isaac Criado em 22/10/2013, 03:13h

O bisturi elétrico é um equipamento que transforma a corrente elétrica comum de baixa freqüência em alta freqüência, de modo a obter os efeitos desejáveis sem os danos que a corrente elétrica comum normalmente causa ao paciente. A corrente elétrica passa pelos tecidos causando efeitos de dissecção, corte e coagulação. Utilizando uma caneta e placa neutralizadora.
Bisturi Elétrico Monopolar: a corrente passa pela pinça e retorna pela placa de bisturi.
Bisturi elétrico com sistema REM (monitorização do retorno de eletrodo):
Protege o paciente de um contato ruim com a placa, além de ter a corrente retornando somente para o gerador. O sistema REM monitora a placa , enviando uma pequena corrente benigna e promovendo o retorno para o gerador. Este retorno só ocorre se o contato da placa com o corpo do paciente estiver perfeito. Se ocorrer a desconexão da placa, o bisturi não funciona.
Cuidados com a placa de bisturi:
 A placa deve ser colocada o mais próximo da incisão e em regiões de grande massa muscular.
 O fio da placa nunca deve ser enrolado.
 Evitar: local com muito pelo, local com muito tecido adiposo, local com saliências ósseas.
 Paciente portadores de MP devem ser continuamente observados, pois o aparelho pode ser desprogramado pelo uso da corrente elétrica ( dar preferência ao uso do bipolar).


joicy lima
joicy lima Criado em 07/10/2014, 22:53h

tudo bem


Acompanhe o Enfermagem e Saúde