Curso de Atualização em Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e atuação em Comitês de Mortalidade

Publicado por: - há 5 anos

A redução da mortalidade materna, infantil e fetal no Brasil é ainda um desafio para os serviços de saúde e a sociedade civil como um todo. Surgiu, assim, o curso a distância oferecido pela Fiocruz.


A demanda por um aprimoramento das políticas de saúde para mulheres e crianças em nosso país apontou a necessidade de melhorar a informação sobre os óbitos materno, infantil e fetal; identificar a magnitude destas mortes, suas causas, fatores que as determinam; e propor medidas que previnam a ocorrência de novas mortes. Também era necessário aumentar a participação de importantes segmentos da sociedade no controle social do SUS. Uma estratégia importante é atuação conjunta de profissionais de saúde qualificados para desenvolver a vigilância de óbitos e de outros atores para exercer o controle social por meio dos comitês de mortalidade.
 

O processo pedagógico do curso se ancora nos significados e práticas vivenciadas pelos alunos no seu campo de atuação, o que possibilita a problematização da realidade e a melhor apreensão dos conteúdos do curso.

Coordenação

    Sonia Bittencourt - Coordenação principal
    Marcos Augusto Bastos Dias - Coordenação principal
    Mayumi Duarte Wakimoto - Coordenação principal
    Gladys Miyashiro Miyashiro - Coordenação principal
 

Objetivos

Sensibilizar profissionais e gestores da área de saúde, representações da sociedade civil organizada relacionadas ao tema, sobre o papel da vigilância do óbito materno, fetal e infantil e a atuação de comitês de mortalidade como estratégias para subsidiar a implementação de ações efetivas para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal.

Público-alvo

• profissionais e gestores de saúde
• membros de comitês de mortalidade materna, infantil e fetal e MIF
• representantes de instituições (governamentais, formadoras, conselhos profissionais, conselhos de saúde) e sociedade civil organizada relacionada ao tema
 
Unidades de Aprendizagem

    Unidade de Aprendizagem I - Ações em saúde e exercício de cidadania: caminhos para conhecer o perfil de mortalidade materna, infantil e fetal
    Unidade de Aprendizagem II  Informação, análise e ação: o papel da vigilância em saúde e dos comitês de mortalidade
 

Avaliação

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem se dará por meio da resolução das atividades propostas ao longo das unidades de aprendizagem, visando à revisão de conceitos e noções que subsidiam uma problematização mais completa e complexa da realidade social e das práticas em saúde.

Os conceitos serão conferidos ao aluno por meio da avaliação das unidades de aprendizagem, e serão expressos em conceitos que correspondem a notas:
• conceito A/Excelente – notas de 9,0 a 10,0;
• conceito B/Bom – notas de 7,5 a 8,9;
• conceito C/Regular – notas de 6,0 a 7,4;
• conceito D/Insuficiente – notas iguais ou menores a 5,9.
Certificação

A certificação dos concluintes obedecerá aos critérios:
• Para os alunos de nível médio – Certificado de Atualização, emitido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)

• Para os alunos de formação superior – Certificado de Atualização, emitido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP.

 

Carga horária: 120 horas

Requisitos para inscrição: Preencher a ficha de inscrição disponível no Portal da EAD

Período de inscrição: De 19/11 a 21/12/2012

Início do curso: fevereiro de 2012

Critérios de seleção: Os alunos do curso deverão ter necessariamente formação de nível médio ou superior, e comprovada experiência, em uma ou mais das atividades descritas a seguir:

• Atuação em comitês de mortalidade materna, infantil  e fetal e MIF no mínimo  de 12 meses;
• Participação em instituições (governamentais, formadoras, conselhos profissionais, conselhos de saúde) e/ou da sociedade civil organizada, relacionadas ao tema;
• Atuação no Ministério Público.

 

Informações: www.ead.fiocruz.br

TAGS:

Comentários (1)

mara luciene de souza
mara luciene de souza Criado em 08/11/2016, 21:13h

Site indicado por um amigo, gostei muito.


Acompanhe o Enfermagem e Saúde