Curso de Atualização Fundamentos da Experiência Psicanalítica

Publicado por: - há mais de 8 anos

Estão abertas, até o dia 25 de novembro, as inscrições para o Curso de Atualização Fundamentos da Experiência Psicanalítica, coordenado pela pesquisadora da ENSP Clarice Gatto, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). O objetivo dessa atualização é contribuir para uma perspectiva crítica entre a teoria e a prática, dilema muito freqüente atribuído aos percalços do trabalho em ambulatório. Além disso, o curso pretende propiciar aos participantes uma reflexão sobre os conceitos fundamentais na abordagem do trabalho da psicanálise e fornecer referências teóricas que orientem as ações na atenção à saúde, em especial, na saúde dos trabalhadores em ambulatórios da rede pública de saúde.

A proposta do curso é baseada em teorias de respeitados psicanalistas como Sigmund Freud e Jacques Lacan. O curso de atualização mantém um eixo básico de estudos e uma cadeira variável de temas e conceitos fundamentais e têm como propósito promover a articulação da práxis da psicanálise. No eixo básico, encontram-se os seminários de leitura sobre a direção do tratamento e as questões do sujeito do inconsciente e os seminários clínicos. A cadeia variável de conceitos e temas consiste em desdobrar algumas questões do curso do ano anterior, tomando sempre por referência o eixo básico.

A atualização, voltada para profissionais de saúde, em especial da rede pública, com foco em psicologia, é finalizada com uma jornada para a apresentação dos trabalhos de conclusão dos participantes. Esses trabalhos devem abordar temas de interesse do participante a partir de questões elaboradas durante o curso. As jornadas são apresentações públicas dos trabalhos finais dos alunos em forma de mesa-redonda. Os interessados em participar do curso devem efetuar sua inscrição na página eletrônica da Plataforma Siga.

Fonte: ensp.Fiocruz

TAGS:

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde