Curso online sobre segurança do paciente será lançado em português

Publicado por: - há 8 anos
Todos os anos, centenas de milhares de pacientes/doentes sofrem danos ou morrem devido à falta de segurança em procedimentos médicos ou hospitalares, e ficam com sequelas temporárias ou definitivas ao buscarem assistência. Compreender a magnitude do problema em hospitais ou unidades de atenção à saúde é o primeiro passo para melhorar a segurança do paciente/doente. Para discutir o problema, será disponibilizado, em março de 2012, o curso online e gratuito Introdução à Investigação sobre Segurança do Paciente/Doente, com oito módulos em português, apresentando os elementos básicos da investigação em segurança do paciente/doente. As versões em inglês e francês estão disponíveis na página da Organização Mundial de Saúde, responsável pela iniciativa. As oito sessões serão direcionadas a profissionais de saúde e investigadores interessados em conhecer mais sobre os problemas relacionados à segurança do paciente/doente.

A tradução do curso foi organizada por Claudia Travassos, investigaçãodora titular do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenadora do Proqualis, e por Paulo Sousa, professor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e da Universidade Nova de Lisboa (UNL), com o apoio da rede ePORTUGUÊSe da OMS. O curso será apresentado pela OMS no formato de seminários pela web (WEBinar) e ficará hospedado no portal Proqualis. As aulas serão ministradas por professores da Fiocruz e da UNL. As sessões serão apresentadas por especialistas brasileiros e portugueses de renome internacional em segurança do paciente/doente, como mostra a lista abaixo.

Claudia Travassos, médica, MPH, PhD, investigadora titular do Laboratório de Informação em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil

José Fragata
, médico, PhD, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Maria João Lage
, médica do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Portugal

Mônica Martins
, MPH, PhD, investigadora titular do Departamento de Administração e Planejamento da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz)

Paulo Sousa
, PhD, professor na Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Walter Mendes
, médico, MPH, PhD, professor do Departamento de Administração e Planejamento da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz)


Fonte: Fiocruz


TAGS:

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde