Especialista alerta sobre cuidados para evitar Pé de Atleta

Publicado por: - há mais de 8 anos

Doença conhecida como frieira, atinge os pés e várias partes do corpo

Uma doença incômoda e desagradável. Assim pode ser caracterizado o Pé de Atleta, também conhecido como frieira. Trata-se de uma doença causada por um tipo de fungo que se alimenta da queratina presente na pele. Com maior incidência entre os dedos dos pés, este fungo também pode crescer entre os dedos das mãos, o tornozelo e demais partes do corpo. Essas infecções fúngicas são denominadas por dermatofitoses ou tineas, uma micose muito comum entre a população, afirma Isabel Garcia, Mestre em Ciências Básicas com área de concentração em Infectologia e Diretora da Mycosmol Cursos Especializados.

A profissional explica que qualquer pessoa que entre em contato com o fungo pode adquirir a micose, esta pode ser através do contato direto com pessoas infectadas, roupas, toalhas de banho, vestiários, saunas, e demais locais que possam apresentar contaminação com o fungo. Os índices mais comuns de pessoas infectadas estão entre os diabéticos, devido aos problemas circulatórios, pessoas que fazem uso de medicamentos que debilitem, de alguma forma, o sistema imunológico, e os atletas, devido a transpiração intensa.Os principais sintomas apresentados pelas pessoas infectadas são coceira, descamação da pele, bolhas, fissuras (rachaduras) e alteração da cor da pele.

“Esta micose pode ser evitada com medidas simples de higiene, como secar bem entre os dedos após o banho; evitar andar descalço em ambientes de uso comunitário, principalmente locais úmidos, como saunas e banheiros; não compartilhar meias, sapatos e toalhas; lavar as mãos caso manipule a área afetada, evitando que se espalhe para outras partes da pele; evitar sapatos que não tem ventilação; trocar as meias frequentemente, e ficar atentos a qualquer alteração na pele, podendo com isso, procurar um médico e iniciar um tratamento o quanto antes”, alerta Isabel Garcia.

 

Autor: Nani Moraes

TAGS:

Comentários (0)

Acompanhe o Enfermagem e Saúde